one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Jabuticabeira

Imagem:

Compartilhar:

Você sabe quais são as partes da planta?

Criado em 19/09/12 11h55 e atualizado em 19/09/12 12h18
Por Adriana Franzin Fonte:

Jabuticaba
Jabuticabeira ((Foto: Cristiano Oliveira/CC))

Raiz: As raízes geralmente ficam debaixo da terra. Há dois tipos de raízes: as que crescem para baixo (chamadas de pivotantes) e as que crescem para os lados (conhecidas como tabulares). A função da raiz é retirar a água e os nutrientes que a planta precisa do solo. A água e os nutrientes formam a seiva bruta, que é levada até as folhas por meio de vasinhos que ficam dentro do caule chamados de xilemas.

Caule: O caule é o tronco das árvores. Ele varia de tamanho, forma, textura e cor, dependendo da espécie. É do tronco de algumas árvores que é extraída a madeira que usamos em nossas casas, nos móveis, nas ferramentas, nos pisos e até mesmo nos lápis que usamos. É também do tronco de algumas árvores que é extraída a matéria prima para fazer o papel - a celulose.
O caule é também o meio pelo qual a seiva bruta chega até as folhas. É onde ficam os xilemas, os vazinhos condutores da seiva bruta até as folhas. Quando fazem o caminho contrário, trazendo o alimento produzido nas folhas por meio da fotossíntese (a glicose), para as outras partes da planta, eles são chamados de floemas.

Folha: É nas folhas que acntece a fotossíntese. Por meio desse processo, a planta consegue transformar a água e os nutrientes que tira do solo mais o gás carbônico e a energia solar que é absorvida pelas folhas em glicose, que é o alimento delas, e oxigênio, que é o ar que a gente respira. Essa glicose, compõe a seiva elaborada, que é a fonte de energia das plantas.

Flor: A flor é uma folha diferente das outras. Ela tem cores e formatos difereciados. Além disso, a flor tem as estruturas que fazem a reprodução das plantas: o Gineceu (parte feminina) e o Androceu (parte masculina). A cor das pétalas é uma estratégia para atrair as mosquinhas e abelhinhas e outros insetos que fazem a polinização, ou seja, unem as partes masculinas e femininas da planta para que seja criada uma sementinha.

Fruto: O fruto é o produto da fecundação entre as partes masculina e feminina da planta. O óvulo da plantinha dá origem à semente e o ovário se torna o fruto. O fruto, na verdade, tem a função de proteger as sementes e de preparar o solo, onde ela vai cair para facilitar a germinação. Os frutos podem ser verdadeiros (quando se formarem a partir do ovário, como o abacate); ou falsos (quando se formam de outras partes da planta como o caju, maçã, figo, abacaxi e framboesa).

Sementes: A semente é a fonte de uma nova vida. Ela dá início a uma nova geração da espécie. Dentro da semente fica o embrião, que vai germinar e virar uma nova planta. A semente é a casa que protege o embrião da seca e dos outros seres vivos que podem prejudicá-lo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário