one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Primeira infância é a época de ouro na formação da inteligência, diz estudo

Criado em 31/08/16 09h28 e atualizado em 31/08/16 09h36
Por João Batista Araujo e Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto Fonte:Instituto Alfa e Beto

Quando a criança nasce, uma boa parte do cérebro já está formada: nascemos com reflexos e capacidades prontos para nos ajudar a sobreviver e a aprender várias habilidades – algumas das quais se desenvolvem nos primeiros momentos e dias de vida. Mas o desenvolvimento cognitivo ainda é muito limitado ao nascer.

Já possuímos quase todos os bilhões neurônios com os quais iremos viver e morrer.  No entanto, menos de 40% das conexões entre os neurônios estão formadas, inclusive as conexões responsáveis pelo desenvolvimento cognitivo. E os neurônios ainda não foram recobertos pela camada de mielina, que afeta a velocidade de transmissão das mensagens e a sua eficiência.

No nível mais básico, o desenvolvimento dos neurônios e das conexões depende de um elevado consumo de glicose, fornecida pelos alimentos que absorvemos. Dois exemplos ilustram a importância da alimentação dos neurônios.

No caso negativo: as crianças que sofrem infecções durante a gravidez ou nos primeiros meses e anos de vida mobilizam muito da energia gerada pelas proteínas para lidar com as infecções, e isso está associado a um menor desenvolvimento das conexões cerebrais – e, consequentemente, da Inteligência e do QI.

No lado positivo: há fortes comprovações de que o leite materno fornece ao bebê os anticorpos que o protegem de infecções que, se ocorrerem, retardam o desenvolvimento cerebral, por competirem com a energia necessária para o cérebro. O leite materno por si só não aumenta a inteligência. Ele permite que o cérebro se proteja contra ameaças e se desenvolva em condições normais.

Mas isso ainda não explica tudo: o desenvolvimento da inteligência é de base genética, transmitido pelos genes.  Mas, como também ocorre com outros genes, os genes responsáveis pela inteligência são fortemente afetados por aquilo que acontece no ambiente, pelos estímulos que a criança recebe e pela forma como interage com eles.

Estudos feitos com gêmeos criados juntos ou separados, ou que se separam mais tarde na vida, permitem entender melhor a força, previsibilidade, limites e modificabilidade dessas conexões.  Outros estudos feitos com membros da mesma família também mostram forte correlação: as diferenças entre irmãos pode chegar a até 12 pontos de QI, mas raramente passa disso, exceto no caso de desvios – raros – para os extremos da curva.

A palavra mágica se chama “plasticidade cerebral”. Na época da formação do cérebro – a Primeira Infância – a plasticidade é maior pois o cérebro ainda está se formando. É nessa época que existe maior possibilidade de efeitos positivos de uma influência externa. Estímulos adequados influem não apenas no funcionamento, mas na própria “arquitetura” do cérebro, o que pode contribuir para sua maior eficiência. O mesmo ocorre do lado negativo: a falta de estímulos, estímulos perniciosos ou inadequados, trarão efeitos negativos para a arquitetura, a estrutura e o funcionamento cerebral.

Embora a plasticidade persista ao longo da vida, há períodos em que os circuitos formados, ou em formação, são mais susceptíveis à experiência. Um exemplo simples de entender é o da aprendizagem da língua materna e a capacidade de discriminar os sons dessa língua. Nos primeiros meses de vida a consciência fonológica se torna aguçada, permitindo à criança captar as mínimas nuanças da fala de sua língua materna – ou mais de uma. A partir dos 11 a 12 meses de idade essa acuidade diminui sensivelmente, tanto para a percepção quanto para a emissão de alguns fonemas – o que se traduz mais tarde na dificuldade de aprendizagem de línguas estrangeiras e de eliminar o sotaque.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário