one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Criança plantando

Imagem: Divulgação

Compartilhar:

Eletrônicos estão substituindo livre brincar, aponta pesquisa

Criado em 28/07/16 12h05 e atualizado em 28/07/16 12h56
Por Bruna Ramos Fonte:Portal EBC

As crianças estão brincando cada vez menos, e os pais têm plena consciência dessa mudança no comportamento infantil. Segundo a pesquisa “Valor do Livre Brincar”, encomendada pela marca OMO, 84% dos pais entrevistados acreditam que as crianças não conseguem brincar tanto quanto deveriam.

Já 64% dos entrevistados acham que seus filhos têm menos oportunidades para brincar do que eles tinham, e 93% concordam que as crianças não brincam da mesma forma que eles brincavam quando pequenos.

Criança andando de bicicleta
Creative Commons - CC BY 3.0 - Criança andando de bicicleta - Divulgação

Os resultados da pesquisa, realizada em dez países com a participação de 12.170 pais e mães, inspirou o movimento "Livre Para Descobri"r, que estimula as crianças a brincarem, explorarem e experimentarem mais.

“Brincar com liberdade de movimentos físicos envolve a criança inteira: corpo e imaginação, sentimentos e pensamento. Isso potencializa suas capacidades e as desenvolve sinergicamente”, defende Vital Didonet, pedagogo especialista em políticas públicas para a primeira infância.

Na contramão do declínio do livre brincar, o brincar conectado revela-se uma tendência global. No Brasil, 85% dos pais concordam que as crianças, frequentemente, não querem brincar sem tecnologia, ao mesmo tempo que 84% deles acreditam que seus filhos são mais criativos quando brincam sem eletrônicos. Para Didonet, uma forma de trabalhar essa questão é combinar com a criança tempos para cada atividade. “Mas os próprios pais devem gostar de brincar com aparelhos eletrônicos e sem eles e participar de ambas as brincadeiras com seus filhos. As crianças dão valor àquilo que elas veem ter valor para os adultos”, enfatiza.

A preferência das crianças pela tecnologia é revelada em outro dado da pesquisa: 89% dos pais brasileiros dizem que seus filhos preferem brincadeiras com esportes virtuais à prática esportiva real. “A tecnologia parece mágica. Você esfrega o dedo na tela e ela muda, vira a página. Faz um clique num pontinho e, plim, aparece nova imagem. Além disso, ela trabalha com a curiosidade, usa o elemento surpresa, aprova e desafia a criança”, descreve Vital.

Para o especialista, porém, diante da telinha, a criança apenas "responde ou corresponde", ao passo que com brinquedos não tão estruturados, que requerem a imaginação e a iniciativa da criança, ela tende a se tornar sujeito, a decidir com mais liberdade, a controlar melhor a direção da sua brincadeira. "Ela é menos cobrada e, portanto, se sente mais leve e livre", pondera.

Amarelinha
Creative Commons - CC BY 3.0 - Amarelinha - Divulgação

Para reequilibrar a rotina das crianças é necessário mais do que conscientização e disposição. É preciso frear as cobranças e os superestímulos na vida escolar. Segundo o estudo, 75% dos patriarcas admitem ter dificuldade de equilibrar o tempo das crianças para que tenham atividades suficientes de aprendizado e desenvolvimento de alta qualidade, esquecendo que a melhor forma de a criança se desenvolver é, justamente, o brincar livre.

Ao que tudo indica, se essa realidade não começar a ser revista, os 95% dos pais que acreditam que com a popularização da tecnologia as brincadeiras tradicionais tendem a morrer estarão com a razão.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário