one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Annabelle and Cameron / Flickr

Compartilhar:

Colchão no chão é um dos princípios do quarto montessoriano

Criado em 13/06/16 09h43 e atualizado em 14/06/16 09h52
Por Gabriel Salomão* Fonte:Lar Montessori

O quarto montessoriano como o conhecemos, assim como toda a aplicação de Montessori em casa, é um combinado de aspectos de Montessori e de observações dela sobre a criação das crianças. O propósito do quarto é que ele seja um ambiente de conforto, liberdade e respeito pelas necessidades da criança pequena.

Quarto montessoriano2
Creative Commons - CC BY 3.0 - Quarto montessoriano2

Annabelle and Cameron / Flickr

O quarto montessoriano comum contém uma cama no chão, uma área de movimento com um espelho à frente do qual pode haver uma barra a 50cm do chão, para que a criança se apoie quando quiser começar a ficar em pé e caminhar, uma prateleira com poucos brinquedos e um guarda-roupas com algumas prateleiras ou gavetas acessíveis para uma seleção de roupas da criança.

Quarto montessoriano3
Creative Commons - CC BY 3.0 - Quarto montessoriano3

Annabelle and Cameron / Flickr

Assim desenhado, trata-se de um bom quarto para os primeiros anos de vida da criança. Depois de chegado o tempo em que ela se deite e levanta-se sem dificuldade de uma cama comum, a substituição pode acontecer. A ideia não é que a criança escale a cama para dormir, porque isso não é relaxante. Mas também não desejamos manter a criança em uma cama diferente da nossa depois de ela já ser capaz de dormir em uma semelhante. O espelho também muda de posição depois que a criança fica em pé, e não engatinha mais. Se antes ficava horizontal, agora fica vertical e permite que o corpo inteiro seja visto. Os brinquedos mudam, o acesso às roupas aumenta gradativamente com o aprendizado, e a barra desaparece tão logo seja desnecessária.

Alguns pontos que habitualmente aparecem em quartos montessorianos e que podem ser aperfeiçoados para o bem estar da criança são o excesso de cores e brinquedos, o excesso de decoração para o adulto e a artificialização do ambiente.

Quarto montessoriano4
Creative Commons - CC BY 3.0 - Quarto montessoriano4

Annabelle and Cameron / Flickr

Quando tornamos o quarto muito colorido, o ambiente deixa de ser relaxante. As cores para o quarto de dormir precisam ser escolhidas tendo em mente um espaço pacífico e tranquilo, mais do que um espaço "fofo", "infantil" ou - pior - "de menino(a)". Assim, uma só cor clara, suave e relaxante é sempre a melhor opção. Quando temos brinquedos em excesso o problema é um pouco maior. Além de tornar o ambiente estimulante, muitos brinquedos tornam uma organização clara e cuidadosa quase impossível, e isso tem alguns efeitos, dois dos quais são que a criança escolha sempre o mesmo brinquedo ou que ela brinque por muito pouco tempo com todos eles e depois se desinteresse e vá buscar outras coisas para fazer pela casa. Com poucos brinquedos bem organizados, a criança consegue escolher mais facilmente e nós conseguimos identificar verdadeiramente pelo que é que ela se interessa.

A decoração do quarto da criança também deve ser cuidadosamente escolhida. Em lugar de estabelecer um "tema" para o quarto e torná-lo um museu de coisas inúteis e padronizadas feito para fascinar adultos, nós podemos colocar, na parece, bem baixinhas, três ou quatro ilustrações que agradem aos principais interessados - os nossos filhos - ou que tenham sido feitas por eles e que eles mesmos tenham escolhido utilizar na decoração. Isso ajuda a criança a se sentir "dona" do ambiente e deixa o quarto mais agradável para ela, menos estimulante e mais tranquilo.

Quarto montessoriano
Creative Commons - CC BY 3.0 - Quarto montessoriano

Annabelle and Cameron / Flickr

Finalmente, há algumas coisas que fazemos com o quarto da criança que não precisam, mesmo, existir. A mais comum entre elas é cobrir todo o chão do quarto com placas coloridas de borracha. Isso é desnecessário e pode ser prejudicial. Podemos colocar placas de borracha para isolar a cama do frio do chão, e até podemos colocar uma ao lado da cama para proteger crianças de menos de um ano de idade de quedas. Mas colocar as placas em todo o quarto tira a firmeza do chão, importante para o caminhar da criança, e torna o ambiente do quarto dela algo especial, e completamente artificial, em relação ao resto da casa e do mundo. As placas coloridas também são estímulos demais.

Uma outra peça bastante usada na decoração dos quartos das crianças é uma casinha de madeira em volta da cama. Não é uma peça necessária e pode ser arriscada para a criança, se ela bater a cabeça ali enquanto dorme. Sobretudo, desde há muito tempo, que camas não têm mais armações em volta delas e a cama não é uma casinha, ela é mesmo uma cama. Se queremos uma casinha ou uma cabana, podemos fazer uma, num lugar que não seja a cama.

*Com modificações

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário