one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Orquestra Sinfônica Brasileira

Imagem: Divulgação

Compartilhar:

Site permite que crianças brinquem de orquestra e seus instrumentos

Criado em 19/05/16 20h04 e atualizado em 19/05/16 20h12
Por Toda Criança Pode Aprender

A interação das crianças com a música, desde cedo, favorece múltiplas aprendizagens e contribui para o desenvolvimento em diferentes âmbitos. Dentre as vantagens dessa interação estão:

– melhor coordenação motora;

– desperta a sensibilidade e a criatividade;

– ajuda a criança a se comunicar;

– favorece a aprendizagem da cooperação e da divisão de tarefas em grupos;

– aumenta a autoestima;

– favorece a aprendizagem de outras áreas como a linguagem oral e escrita e a matemática.

Pensando em todo esse potencial, é interessante proporcionarmos o contato das crianças com a escuta de músicas, com o cantar e com os instrumentos. E, seguindo essa linha, que tal colocarmos as crianças em contato com uma orquestra sinfônica?

É justamente isso que faz o site Brincando de Orquestra. Ali, de distintas formas, uma orquestra é apresentada às crianças. Uma dessas entradas é um espetáculo em vídeo, no qual um grupo de estudantes é encarregado de uma pesquisa escolar sobre o que é uma orquestra. Os três, com a ajuda do tio de um deles, assistem ao ensaio de uma orquestra e conhecem sua organização.

Outra possibilidade é conhecer diretamente “A orquestra”, clicando sobre essa aba. De imediato, vê-se a ilustração de uma orquestra e de seus diferentes naipes, como são chamados os conjuntos de instrumentos. Ao clicar sobre cada naipe é possível ouvi-lo na reprodução da abertura de “Carmen” e, clicando sobre a estante do regente, ouve-se todos simultaneamente.

O site ainda mostra os instrumentos em separado, seus respectivos nomes e sons e também traz jogos em que as crianças procuram identificar instrumentos, brincar de regente ou descobrir qual versão de uma música clássica é correta.

Explorar o site com a criança é pura diversão, além de também proporcionar experiências instigantes com a música clássica e com os mais variados instrumentos. Depois, é claro, fica a dica para levá-la a um concerto, uma vivência realmente fascinante! 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário