one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bebê dando os primeiros passos

Imagem: Gustavo Devito/ Flickr

Compartilhar:

Quando devem acontecer os primeiros passos do bebê?

Criado em 30/03/16 09h53 e atualizado em 30/03/16 10h08
Por Nara Boechat Fonte:Ascom IFF

Os primeiros passos dados pelo bebê são alguns dos marcos do seu desenvolvimento, assim como a primeira palavra. Na maioria das vezes, estes momentos são motivo de festa na família, mas podem, também, causar preocupação e insegurança quanto ao período certo do andar. A comparação com outros bebês, por exemplo, pode ser uma das armadilhas neste caso. “O desenvolvimento depende da singularidade de cada criança”, explica a psicóloga do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Eliane Caldas, que esclarece algumas dúvidas sobre o tema.

1 – Por que algumas crianças começam aos 10 meses e outras ainda não andam com um ano e quatro meses?

O processo de desenvolvi­mento ocorre de maneira dinâmica e é suscetível a ser moldado a partir de inúmeros estímulos exter­nos. A interação entre aspectos relativos ao indiví­duo, como suas características físicas e estruturais, ao ambiente em que está inserido e à tarefa a ser apren­dida são determinantes na aquisição e refinamento das diferentes habilidades motoras.

2 - Qual o período correto para um bebê andar?

Existe um padrão esperado para o crescimento, que é: até os dois meses fixa o olhar e sorri; até o terceiro mês, fixa o pescoço; dos 3 aos 5 meses, usa as mãos, de 5 a 9 meses, senta; dos 9 aos 15, caminha e até 54 meses controla esfíncteres. Em geral, espera-se que um bebê ande a partir de um ano, podendo variar para mais e para menos.

3 - Quando o pai precisa se preocupar se o bebê não andar?

Para o diagnóstico precoce dos desvios do desenvolvimento, não basta apenas a consideração dos marcos clássicos: controle da cabeça aos três meses; permanecer sentado, sem apoio, aos seis meses, quando colocado nessa postura; passar a parar de pé aos nove meses; e andar aos 12 meses. Os primeiros passos a partir de um ano ocorrem porque, em geral, a criança nesta idade fez a aquisição de todos os pré-requisitos para poder andar, cujo preparo teve início ainda na vida intrauterina e continuou após o nascimento ao longo de todo o ano. No caso de bebês prematuros, deve ser feita a idade cronológica corrigida. Assim, os pais devem ficar atentos aos seguintes pré-requisitos: flexão no período neonatal; atividade reflexa primitiva; simetria corporal; transferência de peso corporal; rolar; e reações de retificação e de equilíbrio.

O desenvolvimento dessas características acontece concomitantemente com a continuação da maturação das funções sensitivas, cognitivas e psíquicas. Assim, este conhecimento é importante, pois permite a detecção precoce de alterações no desenvolvimento, que, por sua vez, possibilita o início de intervenções necessárias em tempo hábil. Se tudo estiver bem não há com o que se preocupar só esperar o bebê andar no seu tempo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário