one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tomada energia elétrica

Imagem: USP imagens

Compartilhar:

Mortes por choque elétrico aumentam entre crianças até cinco anos

Criado em 29/03/16 09h29 e atualizado em 29/03/16 11h20
Por Revista Brasília Fonte:Rádio Nacional de Brasília

Aumenta o número de mortes de crianças até cinco anos por choque elétrico.Os dados são da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) e apontam que foram registradas 32 mortes de crianças entre 0 e 5 anos no ano passado. Segundo a instituição, houve um aumento de mais de 50% em relação a 2014, quando tinham sido registradas 20 mortes.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Mortes por choque elétrico aumentam entre crianças até cinco anos

Sobre os cuidados necessários para evitar choques, o programa Revista Brasília, da Rádio Nacional de Brasília, conversou com o engenheiro Eletricista, Ilton Moreno. Ele avalia que as crianças estão atualmente mais expostas aos perigos da eletricidade porque estão utilizando cada dia mais cedo aparelhos eletroeletrônicos, como por exemplo celulares e tablets. "Então na hora de recarregar, ligar e desligar, as crinças acabam tendo contato com as tomadas elétricas. E com a deficiência nas instalações elétricas, esse contato fica mais perigoso, tanto por parte dos aparelhos, como o contato com as tomadas", avalia.

O engenheiro explica que qualquer choque acima de 50 volts já pode matar.

"Quando essa corrente elétrica faz um caminho pelo corpo das pessoas em geral e das crianças em particular, passando pelo coração, pelo sistema cardio-respiratório, essa voltagem acima de 50 volts já é potencialmente perigosa, podendo levar a óbito.
 
Mas ele lembra também que os choques são completamente evitáveis, basta que sejam tomados cuidados simples como a utilização de protetores de tomadas naquelas que não estiverem sendo utilizadas, não deixar fios soltos e não deixar perto de tomadas ítens que chamem a atenção das crianças.
 
Ouça aqui as dicas do engenheiro eletricista sobre os perigos das tomadas e aparelhos eletroeletrônicos nesta entrevista ao Revista Brasília, com apresentação de Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário