Compartilhar:
Cinco dicas para curtir a Páscoa sem gastar muito
Criado em 18/03/16 09h57
e atualizado em 18/03/16 11h09
Por Adriana Franzin - Portal EBC
A alta do dólar, a crise econômica, o aumento de preço do açúcar, dos combustíveis. Em resumo: os ovos estão cada vez menores e mais caros e está difícil fazer aquela festa incrível de Páscoa. Difícil, mas não impossível. Grande aliada dos momentos complicados, a criatividade torna viável comemorar a data com mais economia e não menos diversão.
Por exemplo:
1) Em vez de ovos de chocolate, que tal fazer ovos de gelatina?
Dá pra usar as forminhas de ovo pequenas (as mesmas usadas para fazer ovos de chocolate) ou o próprio ovo da galinha. É preciso fazer uma abertura pequena, na base do ovo, para retirar o conteúdo. Depois, lavar bem por dentro e por fora. Pintar o ovo já é uma brincadeira divertida e dá pra incluir as crianças nesse processo. Depois de secos, apoie os ovos com a abertura para cima em uma bandeja própria e coloque a gelatina pronta ainda líquida dentro. O segredo para fazer com que a gelatina fique durinha e o ovo fique intacto quando descascado é colocar um pacotinho de gelatina em pó sem sabor na mistura. Lembrando que a gelatina pode ser natural, com ágar ágar e suco de frutas, por exemplo.
Confira o passo a passo:
2) Se jogar nas brincadeiras para garantir a animação da criançada
Caça aos ovos: é a brincadeira mais típica da Páscoa. Os adultos escondem vários ovinhos em um local determinado e as crianças têm que achar. Os mimos podem ser de chocolate ou não.
Corrida do ovo: atividade realizada em diversas gincanas e que pode ser aproveitada na Páscoa. Com uma colher na boca e um ovo na colher, os participantes devem correr até um ponto e voltar sem deixar o ovo cair. Na Páscoa, o ovo em cima da colher pode ser de chocolate.
Coelhinho sai da toca: os participantes são divididos em grupos de três. Dois jogadores dão-se as mãos e erguem os braços, formando a toca para o terceiro que ficará entre eles e será o coelhinho. Do lado de fora fica um coelho perdido. Uma pessoa do grupo é escolhida para gritar: ‘Coelhinho, sai da toca. Um, dois, três’. Nessa hora, todos os coelhinhos devem sair correndo e ocupar uma nova toca, inclusive o coelho perdido. Aquele que não conseguir entrar, fica no centro esperando nova oportunidade.
Pintura de ovos: pode ser, como foi dito acima, com os ovos vazios, ou também com ovos cozidos. Pinte a casca com papel crepom e água (basta molhar o papel, colocar sobre o ovo e esperar secar), com tinta guache, ou com corante alimentício.
3) Usar materiais simples e baratos para a decoração
Palha, galhos secos, raminhos verdes, flores. Materiais encontrados na natureza não custam nada e deixam a festa com um glamour rústico. A dica é caprichar na pintura dos ovinhos e na apresentação inusitada. Pra servir de inspiração:
4) Economizar na ceia
Uma boa dica para economizar na alimentação é trocar ingredientes caros por semelhantes mais em conta. O bacalhau, por exemplo, pode ser substituído pela versão "em lascas" ou, dependendo da receita, até por outros peixes, como a merluza. A sardinha é outra opção super barata e receitas saborosas não faltam na internet.
Não deixar pra comprar na última hora também é importante. O peixe, por exemplo, pode ser adquirido bem antes e congelado, aproveitando alguma promoção. Já o ovo de chocolate comercial pode ser comprado depois. Geralmente os mercados fazem promoções bem interessantes nos dias seguintes porque precisam acabar com o estoque.
E principalmente pesquisar os preços. Os valores variam muito. É preciso ter tempo e cautela para ser econômico.
5) Fazer o próprio ovo de chocolate
A diferença entre o preço de uma barra de chocolate e do ovo de chocolate é gritante. E não é tão difícil transformar a barra em ovo em casa. Siga o passo a passo do vídeo abaixo:
Deixe seu comentário