one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Matemática

Imagem:

Compartilhar:

Dificuldade em matemática pode significar discalculia

Criado em 25/11/15 10h43 e atualizado em 25/11/15 10h48
Por Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

A criança com discalculia apresenta uma desordem estrutural nas capacidades matemáticas. Ela não sabe, por exemplo, contar, entender a ordem dos números cardinais e ordinais, fazer as operações aritméticas e compreender o que significam os sinais básicos (mais, menos, igual…). Ela também não aprende a tradicional tabuada nem reconhece princípios de medidas e valores de moedas. Na Primeira Infância, esses sinais são mais sutis, mas já podem indicar a presença de dificuldade para compreender o raciocínio matemático.

O que fazer? O primeiro passo é buscar a ajuda de uma equipe multidisciplinar (que envolva as várias áreas de atendimento) para uma avaliação assertiva.

Quanto mais cedo o problema for identificado, maiores serão as chances de a criança desenvolver as capacidades matemáticas e seguir sua vida escolar, além de construir uma melhor autoestima.

Vale ressaltar que, assim como outros transtornos específicos de aprendizagem, a discalculia não acontece por falta de inteligência ou por má vontade da criança.

Outro ponto é que o ambiente familiar e a qualidade da educação recebida influenciam de forma importante no prognóstico, mas não são a causa do problema.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário