one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Diabetes infantil: saiba como a doença afeta as crianças

Criado em 23/11/15 09h58 e atualizado em 23/11/15 10h07
Por Juliana Xavier Fonte:Ascom IFF

O diabetes é uma doença crônica, que atinge 382 milhões de pessoas em todo o planeta, de acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes. A Pesquisa Nacional de Saúde de 2015, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE, mostra que a doença atinge 9 milhões de brasileiros – o que corresponde a 6,2% da população adulta.

Giovana Salgado, nutricionista do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), explica que a doença é causada pela ausência ou ineficiência da insulina, que é o hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue. “As crianças brasileiras totalizam um milhão de registros da doença e o Diabetes Melitus tipo 1, também denominado infantojuvenil, é mais frequentemente encontrado em crianças e adolescentes, sendo em 95% dos casos resultantes da destruição autoimune das células beta do pâncreas, que leva a deficiência absoluta de insulina”, ressalta a nutricionista.

Após o diagnóstico, é necessário o monitoramento da glicose e o uso da insulina necessária, que será administrada via subcutânea, através de seringas, canetas aplicadoras ou bomba de infusão contínua.

Segundo Giovana Salgado, o objetivo prioritário da conduta nutricional na criança e no adolescente é manter o crescimento e o desenvolvimento adequados e posteriormente adequar os aspectos relacionados com o controle glicêmico. “A intervenção nutricional direcionada a crianças com Diabetes tipo 1 aponta a importância de integrar insulina, dieta e atividade física, reforçando o ajuste da terapia insulínica ao plano alimentar individualizado como a chave para o adequado controle metabólico. Uma das estratégias para individualizar e flexibilizar a ingestão alimentar e obter bom controle glicêmico é o método da contagem de carboidratos”, explicou ela.

A nutricionista dá uma lista de sintomas os quais os pais e pessoas próximas precisam estar atentas. Notando a presença de algum deles é interessante consultar um médico e informar as suspeitas para que os exames adequados possam ser realizados. São eles:

    - Aumento da sede: a criança passa a beber mais água que o normal e, mesmo assim, continua sedenta.
    - Aumento da diurese: como consequência da ingestão excessiva de água, ocorre um aumento na quantidade de urina produzida pelo corpo, que se reflete em maior frequência ao banheiro.
    - Perda de peso: apesar de um notório aumento de apetite, a criança não engorda e ainda passa a perder peso.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário