one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Trauma dentário: o que fazer quando o dente quebra ou cai?

Criado em 17/08/15 11h28 e atualizado em 17/08/15 11h43
Por Cartilha de Saúde Bucal Fonte:PIM - RS

Os  traumatismos  são  comuns  em  crianças,  e  devem  ser  tratados  com  cuidado. Qualquer  batida  (trauma)  nos  dentes  é  importante  e  deve  ser  avaliada  por  um dentista  para  avaliar  se  os  dentes permanentes  foram  envolvidos,  se  há necessidade de conter o dente ou tratá-lo. Se a criança quebrar um dente, deve- se procurar o fragmento de dente e levar a criança com o fragmento ao dentista o mais rápido possível.

Lembrando que se houver machucados intensos, tontura, confusão mental, a criança deve ser levada ao médico antes.

Nos casos de avulsão (quando o dente sai por inteiro do alvéolo – “casinha do dente” – devido a algum trauma), temos duas opções:

- no caso de dentes permanentes, a orientação é que o responsável pegue o dente pela coroa (parte que ficaria para fora na boca, não na raiz), lave em água fria (se  estiver  sujo) sem  esfregar e ir imediatamente a um dentista levando o dente dentro de um copo com leite, soro ou dentro da boca da mãe (a saliva é importante para que o dente mantenha suas propriedades). O responsável pode tentar realizar esse reimplante e logo levá-lo  a um dentista, caso se sinta seguro;

- no caso de dentes de leite que sofram avulsão, geralmente não se realiza reimplante, portanto os responsáveis devem guardar o dente e levar a criança ao dentista, para que este veja qual o melhor tratamento para o caso.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário