one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bebê chorando

Imagem:

Compartilhar:

Sinais indicam gravidade da dor de barriga em bebês

Criado em 10/06/15 10h41 e atualizado em 10/06/15 10h51
Por FMCSV* Fonte:Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

Quando o bebê regurgita, evacua muitas vezes, chora horas sem parar, com desconfortos abdominais, muitos pais correm ao posto de saúde ou ao médico achando que algo grave está acontecendo. Vamos ajudá-los a entender melhor o que acontece nos primeiros anos que vida para que possam ficar mais tranquilos, cuidando de seus filhos sem tanto estresse.

A criança pequena só sabe chorar quando algo não vai bem. No entanto, quando o assunto é a saúde intestinal, alguns choros, que parecem desesperadores, fazem parte desse processo de maturação.

Normalmente, nessa fase, a criança pode apresentar quatro problemas clássicos: constipação, dor abdominal, alergia à proteína do leite de vaca e doença do refluxo. Tudo isso pode ser evitado ou minimizado com uma alimentação saudável, que significa o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida (e complementar até pelo menos os dois anos) e a introdução adequada e gradativa de frutas e verduras após essa fase inicial.

Dar ao bebê alimentos com aditivos, corantes e conservantes ou guloseimas é desencadear ou potencializar alguns desses desconfortos.

Os pais não precisam se preocupar se, durante a fase do aleitamento materno exclusivo, o bebê evacuar de oito a dez vezes por dia ou evacuar a cada dois ou três dias, fezes amolecidas, de coloração amarela, com alguns grumos (granulados) na superfície.

Nessa etapa (e até um ano), regurgitar várias vezes, especialmente após as mamadas, também é normal.

Quando o assunto é intestino preso, nos primeiros anos de vida são os meninos que mais sofrem com o problema. Nesse caso, aumentar o consumo de frutas e legumes (após os seis meses) é uma boa estratégia.

Um alerta importante no caso da constipação: não se deve usar supositórios e lavagem intestinal em casa (com clisteres) na criança pequena porque pode causar traumas.

Os choros que duram horas (cerca de três horas ao dia) nos três primeiros meses, embora aflijam os adultos, também fazem parte do desenvolvimento da criança.

Mas podem ocorrer alguns sintomas diferentes, nos dois primeiros anos, que são sinais de alerta porque indicam algum problema mais sério, merecendo uma urgente consulta com o pediatra:

1. Curva descendente de peso do bebê.
2. Sangue nas fezes.
3. Vômitos ininterruptos, com sangue ou coloração esverdeada.
4. Prisão de ventre prolongada acompanhada de desenvolvimento interrompido.
5. Perda de peso, irritabilidade e falta de apetite.
6. Fezes de cor esbranquiçada.
7. Diarreia prolongada.
8. Diarreia acompanhada de vômitos e desidratação.

*Com adaptações

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário