one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Confira uma receita saudável para as crianças

Imagem:

Compartilhar:

Livro gratuito traz receitas para crianças com alergia alimentar

Criado em 22/06/15 09h36 e atualizado em 22/06/15 09h48
Por Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

O que pode causar a alergia? Vários são os fatores, sendo os mais comuns os relacionados a mudanças de hábitos alimentares e a predisposição genética. Ainda não existe tratamento que garanta a cura.

Para explicar aos pais, é importante dizer que a alergia é uma resposta atípica do organismo a uma proteína considerada “estranha”. O sistema imunológico reconhece determinada proteína do alimento como um “inimigo”, produzindo anticorpos responsáveis pelos sintomas.

A maioria das reações aparece quando as crianças alérgicas ingerem leite de vaca, ovo, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar.

Na escola ou em casa, é preciso que essa criança possa contar com alimentos que não criem desconfortos e, ao mesmo tempo, garantam os nutrientes necessários, sendo, também, saborosos e atraentes.

Mas como fazer isso? Uma dica é recorrer ao livro de receitas organizado pelos especialistas do Instituto Girassol, e que pode ser baixado gratuitamente. A publicação contém diversas opções para substituir alimentos que causam a alergia.

Dentre as deliciosas receitas doces estão: biscoito de limão (sem leite e soja), bolo de banana, de cenoura, de chocolate, de laranja (todos sem leite e soja e alguns também sem ovo) e brigadeiro (sem leite, ovo e trigo).

Na parte dos salgados, há várias opções, como: estrogonofe (sem leite e ovo), maionese de soja (sem leite, ovo e trigo), nhoque tradicional (sem leite, soja e trigo), pãezinhos de polvilho (sem leite, soja e trigo), panqueca de carne (sem ovo e soja), panqueca de frango (sem leite, ovo, soja e trigo) e pão caseiro (sem leite, ovo e soja).

Para fazer o download do livro, clique aqui.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário