Compartilhar:
Como estimular as crianças a comerem legumes
Criado em 26/11/14 09h47
Por Izabel Duva Rapoport
Fonte:Ecoredesocial
Muito mais que receitas e preparos na cozinha, é preciso ensinar aos novos cidadãos do mundo a importância de se alimentar bem e a relacionar nutrientes, introduzindo uma cultura do alimento no dia a dia das crianças. Além de estimular novos sabores, experiências e uma vida mais longa às pessoas, derrubam-se os preconceitos nas próximas gerações.
Leia também:
Conheça os 10 passos de uma alimentação saudável para menores de 2 anos
Saiba quais são os vilões da alimentação para crianças
Nutricionista dá orientações de lanche saudável para as crianças
Quando uma família opta por uma alimentação saudável (especialmente a vegetariana), é fato que as crianças acabam conhecendo novas alternativas e se envolvendo em um universo muito rico de alimentos maravilhosos e nutritivos. Mas, em geral, para convencê-las a comer bem, é preciso de certo esforço dos pais ou responsável (tendo em vista as influências negativas que ainda existem por aí). Algumas dicas podem ajudar:
1. Leve as crianças à feira
Apresente a elas um novo mundo de cores e sabores na feira, na quitanda ou mesmo nas gôndolas de vegetais no supermercado. Peça para os pequenos tocarem as frutas e os legumes, sentirem suas texturas e seus aromas. Peça também ajuda para escolher os produtos mais bonitos.
2. Capriche na apresentação das comidinhas
Na idade pré-escolar, a criança se sente atraída por apresentações curiosas dos alimentos. Por isso, decore o prato de um jeito bem divertido. Misture vegetais de diversas cores e formatos.
3. Dê nome divertido aos pratos ou invente uma história
Dar asas à imaginação ajuda a chamar a atenção e a abrir o apetite da criançada.
4. Inclua verduras e legumes no lanche
Além do almoço e do jantar, ofereça vegetais também no lanchinho da tarde.
5. Respeite os gostos da criança
Se ela provou uma verdura e não gostou, prepare-a de uma forma diferente em outro dia. Não desista de primeira, mas, se ela experimentar de novo e continuar não gostando, respeite.
Deixe seu comentário