one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Glória Cruz, 66 anos, mora há 30 anos na instituição e diz que o local é um "pedacinho do paraíso"

Imagem:

Compartilhar:

Como escolher uma casa de repouso para idosos?

Criado em 11/11/14 10h35
Por Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - Idec

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2012, há 24,85 milhões de pessoas com 60 anos ou mais no Brasil (12,6% da população). O aumento da população idosa, aliado ao fato de que hoje a maioria das mulheres – antes responsáveis pelos cuidados domésticos e dos familiares mais velhos – está no mercado de trabalho, tem feito surgir muitas novas Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis).

De acordo com a Promotoria de Justiça do Idoso do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), existem 370 casas cadastradas no órgão de Vigilância Sanitária Municipal na capital, entre instituições públicas, filantrópicas e particulares. No Brasil, o número é de cerca de 5 mil, segundo dados da Associação das Casas de Repouso para Idosos do Estado de São Paulo (Acresp). No entanto, Claudia Beré, promotora de Justiça do Idoso do MP-SP, alerta que há um alto número de casas clandestinas.

Leia também:

Médicos alertam idosos para os riscos da catarata

Idosos não se identificam mais como pessoas frágeis

Escolher uma casa de repouso exige tempo e dedicação. Beré considera a proximidade com a residência da família um critério importante, pois visitar o idoso frequentemente ajuda a manter os laços afetivos. "A família que leva um idoso a uma Ilpi transfere à entidade apenas o dever de cuidado, mas continua incumbida de dar a ele suporte emocional por meio de visitas, telefonemas e passeios", diz a promotora.

O geriatra Jaluul recomenda que a família procure referências do local na internet, com parentes de pessoas que moram lá e com os próprios idosos. Conversar com o médico responsável pela casa também é imprescindível. "É muito importante que haja sintonia entre o médico particular do idoso e o da instituição."

O que observar:

• A regularidade do cadastro no órgão de Vigilância Sanitária Municipal. Em São Paulo, a consulta pode ser feita no site da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa).
• O número de funcionários e o de idosos e a variedade da equipe de profissionais: a casa deve contar com enfermeiro, técnicos e auxiliares de enfermagem, cuidadores e nutricionista. O responsável técnico pela casa deve ter curso superior.
• O horário de visitação (desconfie se ele for restrito).
• As condições de higiene dos quartos, banheiros, cozinha e área comum.
• A realização de atividades culturais, terapêuticas e de lazer que estimulem a autonomia do idoso. "Não é aceitável que o único lazer seja a televisão. Bingo, jogos de tabuleiro e atividades físicas são algumas opções", sugere Beré, do MP-SP.
• O cardápio, que deve ser elaborado por um nutricionista. A alimentação deve ser variada e suficiente; não é normal que o idoso perca peso.
• A acessibilidade da casa: evite locais com escadas ou com muitos andares.
• A existência de barras de segurança, principalmente nos banheiros.
• O contrato de prestação de serviços, que deve ser claro e o mais informativo possível.

Leia mais sobre o assunto na Revista do Idec.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário