one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


BookCrossing Blogueiro Kids: de 8 a 16 de novembro

Imagem:

Compartilhar:

Bookcrossing: ação nas redes convida crianças a libertar um livro

Criado em 12/11/14 10h40 e atualizado em 13/11/14 07h10
Por Adriana Franzin

BookCrossing Kids
BookCrossing Blogueiro Kids: de 8 a 16 de novembro

Livros livres para voar e inspirar outras crianças. A ideia do Bookcrossing Blogueiro Kids é promover o amor pela literatura em qualquer lugar. Para isso, a proposta é simples: basta espalhar livros pela cidade. Para que não se confunda com um simples esquecimento, a recomendação é escrever um bilhete. Deve explicar que aquele livro não está perdido, mas se prestando aos propósitos de divulgar a sua história e promover o hábito de ler. Quem encontrar deve usufruir dele e libertá-lo novamente.

Esta já é a terceira edição do evento. Começou no dia 8 e vai até o dia 16 de novembro. Ela foi inspirada em um movimento de adultos, que já está na nona fase. A versão infantil foi organizada pela blogueira Trícia Ferreira. "Surgiu com a curiosidade da minha filha vendo eu separar os livros para esquecer e perguntou se poderia participar. Resolvi organizar o Kids para dar chance às crianças também", conta.

Leia também:

Site ajuda pais a escolherem melhor livro para seus filhos

Programa Doe futuro, doe livros estimula hábito da leitura entre crianças

Confira três dicas de livros para o fim das férias ou início das aulas

Crianças e livros
Crianças e livros (Pedro Dias/Creative Commons)

A ação começou em Belém (PA), com o blog Espelho de Si, mas atraiu participantes no Brasil inteiro e até no exterior: "Através de um livro que mandei para uma blogueira (para libertar em um projeto da cidade dela), uma pessoa conheceu o projeto e entrou em contato comigo, dizendo que havia ficado muito feliz de achar. Detalhe: o livro foi libertado no Rio de Janeiro. Alguém achou, pegou e deu para o primo que mora na Itália. Ou seja, o livro saiu daqui e foi para lá na Europa".

Além de propagar a leitura, o movimento também incentiva o desapego entre as crianças. "Acredito que é fundamental as crianças terem contato com livros (ou até revistinhas). Estimula a criatividade, imaginação e aprendendo a desapegar elas aprendem um pouco de solidariedade também", destaca Trícia. 

Luma Rosa, criadora do movimento para adultos, explica que a ideia partiu de uma ação: "O BookCrossing Blogueiro foi inspirado no BookCrossing - um movimento que acontece fora do mundo virtual – e nada mais é do que o ato de “libertar” um livro com a finalidade de difundir o hábito da leitura. E nós que adoramos ler, sabemos que um livro fechado na estante tem o mesmo valor de páginas em branco. Para valer, ele precisa ser usado e apreciado! Vamos compartilhar esse livro que você já leu e que não pretende reler?" Convida. 

Como participar? 

- escolha um livro que queira libertar;

- escreva uma dedicatória ou bilhete, avisando que o livro não está perdido e convide quem o encontrou a ler e libertá-lo novamente;

- escolha um lugar público e protegido para libertá-lo;

- também poderá deixar em Pontos Oficiais de Bookcrossing.

- faça uma postagem em seu blogue, perfil, sobre o livro que libertou. Vale foto do momento de libertação, resenha do livro etc. 

- também pode publicar na página do evento: 9º BookCrossing Blogueiro ou do III BookCrossing Blogueiro Kids

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário