one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Família no momento do nascimento

Imagem:

Compartilhar:

Parto humanizado: quais as vantagens para mãe e bebê?

Criado em 23/09/14 09h25 e atualizado em 05/12/14 09h55
Por Adriana Franzin

Caminhos da Reportagem: parto 1
Uma das vantagens do parto humanizado é o contato pele a pele imediato

O Brasil é o país campeão de cirugias cesarianas no mundo . Na rede particular de saúde, 82% dos bebês nascem assim. Na pública, 37%. Mais que o dobro da estimativa aceita pela Organização Mundial de Saúde, que é de 15%. Além dos riscos da cirurgia, os procedimentos considerados padrão para os partos feitos nos centros cirúrgicos acabam impedindo medidas que fazem bem para o binômio mãe-bebê, como amamentação na primeira hora e clampeamento tardio do cordão umbilical. 

Veja também:

Entenda as novas regras para parto humanizado no SUS

Especialista em parto humanizado explica alto número de cesáreas no Brasil

Médico defende parto humanizado para saúde da mãe e do bebê

No parto humanizado, por outro lado, o bem-estar da parturiente e do bebê são colocados em primeiro lugar. A mulher tem autonomia para decidir como quer parir. Ela escolhe a melhor posição e tem apoio da equipe médica para se movimentar, comer, beber, tomar banho. Pode reduzir a luminosidade do ambiente, ouvir músicas e contar com o suporte do esposo ou de outras pessoas, como a doula (mulher que presta o serviço de assistência à parturiente). O trabalho dos envolvidos é no sentido de garantir que ela esteja em um ambiente seguro, acolhedor e tranquilo. 

"Eu não tenho o direito de interferir naquele momento daquela mulher. Eu tenho a preocupação de procurar ajudá-la para que aquele momento seja extremamente gratificante e seguro", afirma o obstetra Jucinei Pacheco, que de 1985 a 2004, fez mais de 20 mil partos. (Ouça uma entrevista dele à Radioagência Nacional).

Assista a um documentário que mostra experiência de casais que optaram pelo parto humanizado:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Segundo as recomendações da OMS, o parto humanizado é aquele que promove: incentivo ao parto vaginal; incentivo ao aleitamento materno (preferencialmente nos primeiros momentos de vida do bebê); alojamento conjunto com o bebê; presença de acompanhante; redução de intervenções tecnológicas desnecessárias como a episiotomia (corte feito na região genital para facilitar a passagem do bebê), aplicação de ocitocina artificial e medicalização; estímulo às técnicas mecânicas de alívio da dor (massagens, banhos, caminhar livremente); abolição de práticas como enema (também conhecida como lavagem intestinal) e tricotomia (raspagem de pêlos).

Dessa forma, a mulher passa a ter benefícios como:

- ser tratada com respeito pela equipe médica;

- ter autonomia para escolher como passar pelo trabalho de parto e posição de parto;

- ter assistência da doula;

- fazer uso de técnicas para alívio da dor como banho quente, liberdade de movimento, massagens;

- redução do índice de depressão pós-parto;

- aumento do vínculo mãe-bebê, com o contato pele a pele e amamentação imediatos.

Para o bebê, também é vantajoso. Além de ir direto para os braços da mãe e poder mamar logo que nascer, o bebê é poupado de procedimentos e exames físicos, ou o de profilaxia da oftalmia neonatal, logo que nasce. Se o cordão umbilical é cortado após parar de pulsar, o bebê ainda tem os benefícios como uma quantidade extra de ferro, o que evita a anemia neonatal. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário