one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Criança com TDAH

Imagem:

Compartilhar:

Entidades de medicina ponderam críticas ao uso da ritalina

Criado em 14/01/14 15h10 e atualizado em 14/01/14 15h42
Por Bruna Ramos Fonte:Portal EBC

Criança com TDAH
Criança com TDAH (OLD SKOOL/ Creative Commons)

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou, simplesmente, Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA) é um dos transtornos mentais com maior evidência científica em toda a psiquiatria, segundo a Associação Médica Norte-Americana. E, apesar de ser reconhecido oficialmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), há uma volumosa corrente que não respalda a existência do transtorno. “Infelizmente, aqui no Brasil, ainda existe espaço para profissionais darem sua opinião pessoal, mesmo quando ela é oposta àquela das sociedades médicas”, opina o psiquiatra Paulo Mattos, Coordenador do Grupo de Estudos do Déficit de Atenção IPUB / UFRJ (GEDA) e presidente do Conselho Científico da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA).

Leia mais: Ritalina torna criança apática e sem criatividade, diz especialista

A falta de testes sanguíneos ou medidas objetivas para avaliar a doença é um dos principais pontos de debate sobre a existência do transtorno. O diagnóstico só pode ser realizado com exames clínicos e relatos de parentes e educadores. Neste sentido, a pediatra Thelma de Oliveira faz um alerta. “O diagnóstico não pode ser feito em uma consulta só. E nem basta a mãe relatar: “Ele é hiperativo”. Demanda um certo lapso de tempo para realmente conhecer aquela criança”.

Leia mais: Especialista afirma que Ritalina inibe o espírito crítico das crianças

O TDAH ocorre em cerca de 5%  das crianças, em diferentes regiões do mundo. De acordo com a ABDA, é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados e em mais da metade dos casos ele acompanha o indivíduo na vida adulta.

Segundo o doutor Paulo, a doença exige, necessariamente, o uso do metilfenidato - vendido com o nome de Ritalina ou Concerta – no tratamento do paciente. “Não existem dúvidas quanto à necessidade de tratamento farmacológico no TDAH. Esta é a posição oficial da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Academia Brasileira de Neurologia, à semelhança do que ocorre com suas similares no exterior. Apenas em casos muito leves (e que não chegariam a atender os critérios de diagnósticos mais rígidos) é que não usamos medicamento”, relata.

Co-autor de um estudo sobre a relação entre o número de estimulantes vendidos e o número de  pacientes com TDAH, Mattos afirma que a doença é subtratada no país. “Na minha pesquisa demonstrei que nem 20% dos portadores de TDAH no Brasil estão em tratamento. Portanto, a preocupação (com o uso indiscriminado da ritalina) não se justifica”, conclui.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário