Compartilhar:
Poemas ganham o céu de Brasília no Festival Itinerante de Leitura
Criado em 23/09/13 13h02
e atualizado em 23/09/13 14h52
Por Adriana Franzin/EBC
Foi uma revoada de balões recheados de poesia que deu largada à segunda etapa do Festival Itinerante de Leitura Uni Duni Ler Todas as Letras. Colorindo o céu da capital federal, as crianças deram as boas-vindas à estação das flores espalhando, com um gesto poético, gotinhas de vapor literário pelo ar. Do chão, elas assistiram, empolgadas, os poemas de escritores conhecidos subindo pelos ares.
Leia também:
Festival Itinerante leva literatura para bebês no DF
O local escolhido para acolher a chegada da primavera foi o Jardim Botânico de Brasília. Além de encher os balões com literatura, as crianças enfeitaram o local com arte e tintas coloridas, pintando homenagens a seus livros favoritos com muita cor e criatividade. Além disso, se deleitaram com os inúmeros livros disponíveis para a leitura no local.
A mistura de poesia, cor e imaginação ainda vai levar encantamento aos quatro cantos da cidade, principalmente para bebês e idosos. A programação, que se estende ao longo da semana por variados pontos do Distrito Federal, continua com a leitura sensorial para bebês de pouca visão ou com necessidades especiais e vai além com o Chá Literário de “Desaniversário” do Dia dos Avós, rodas de cantigas e histórias, leituras públicas com bebês, crianças e terceira idade e oficinas, como a de mediação de leitura para cuidadores de idosos e a que traz o tema Muitas Leituras, Infinitas Histórias.
Para ilustrar o festival, convidados especiais e bem conhecidos das crianças, como o ilustrador e escritor André Neves (PE/RS), o escritor Leo Cunha (MG), os fotógrafos Vivi Manzur e Luiz Finotti (que apresentarão a exposição de fotos Longe das Telas, inspirada em personagens da literatura infantil e estrelada por crianças e livros), além da escritora e coordenadora do projeto Alessandra Roscoe.
“Essa edição é ainda mais especial que a primeira. Vamos levar a leitura para dentro dos asilos e para todos os lugares com a chuva poética da revoada de balões”, celebra Alessandra. Segundo a escritora, que é finalista do prêmio Jabuti de Literatura Infantil com o livro “Caixinha de Guardar o Tempo”, essa etapa está repleta de novidades: “Estou muito ansiosa com a leitura para bebês deficientes. Não sei como eles vão reagir. É uma experiência nova para mim também. Outra novidade será a oficina para 150 cuidadores de idosos, em que nós vamos tentar passar para eles o poder de encantamento que os livros têm. O que queremos mostrar é que é muito fácil fazer qualquer pessoa, independente da idade, se encante pelos livros”.
Confira a programação completa:
- 24/09, às 10h30: Leitura sensorial para bebês de pouca visão ou com necessidades especiais, com Alessandra Roscoe
Local: Centro Especial de Ensino de Deficientes Visuais – CEEDV (612 Sul)
- 25/09, das 19h30 às 22h30: Oficina Caixinha de Guardar o Tempo de mediação de leitura para cuidadores de idosos
Local: Sede provisória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Sebastião
(Centro de Ensino Fundamental Miguel Arcanjo – Avenida São Bartolomeu, área especial 03)
- 26/09, das 15h30 às 17h: Chá Literário de “Desaniversário” do Dia dos Avós
Local: Jardim Botânico de Brasília (Centro de Visitantes)
- 27/09, das 15h às 18h: oficina Muitas Leituras, Infinitas Histórias, com Alessandra Roscoe e Leo Cunha.
Local: Auditório da Biblioteca Nacional de Brasília (Esplanada dos Ministérios):
- 28/09, às 10h: Leitura pública para idosos, com Alessandra Roscoe, André Neves e Leo Cunha
Local: Lar Bezerra de Menezes, em Sobradinho (Quadra 14 Área Especial):
- 28/09, às 16h: Roda de histórias e cantigas, com Alessandra Roscoe, André Neves e Leo Cunha.
Local: Vão da Biblioteca Nacional de Brasília (Esplanada dos Ministérios)
- 29/09, às 10h: Leitura pública com bebês e crianças, com Alessandra Roscoe, André Neves e Leo Cunha
Local: Escola Classe 01 do Paranoá (Avenida Paranoá Bl 26 Lt 1, s/n):
Deixe seu comentário