one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Crianças levantam bandeira por um país melhor

Imagem:

Compartilhar:

Criança também protesta

Criado em 19/06/13 11h50 e atualizado em 21/06/13 14h08
Por Adriana Franzin/EBC

Marcha das crianças
Crianças levantam bandeira por um país melhor (Kalina Maurer)

Preço das passagens, PEC 37, gastos na Copa do Mundo de Futebol. A lista de insatisfações da população que vêm promovendo atos públicos em todo o país é vasta e variada. De modo geral, o povo brasileiro vem tomando consciência do poder de mobilização que tem para manifestar o seu descontentamento.

Veja também:

Crianças participam da onda de protestos em várias cidades do país: confira a programação de cada cidade

Seguindo essa linha, mães ativistas que também gostariam de soltar a voz e levantar bandeiras, mas não podem por conta dos cuidados com os filhos, resolveram promover um tipo diferente de manifestação.

Ouça ainda uma matéria sobre o tema: 

O primeiro evento será neste domingo, dia 23, às 10h. A proposta é fazer um piquenique coletivo no gramado em frente ao Congresso Nacional. A organização pede que todos se vistam de branco e levem brinquedos, toalhas e lanches saudáveis. Além disso, as famílias são convidadas a levar tintas nas cores da nação para confeccionar uma grande bandeira pintada pelas próprias crianças. 

Crianças se mobilizam
Crianças se manifestam por um Brasil melhor (Raquel Fuzaro)

"A ideia é colocar a família dentro deste importante símbolo nacional que é a bandeira do país. Você vai mostrar para os seus filhos que eles fazem parte da luta por um país melhor. Vamos mostrar ao país a voz da família brasileira", afirma Raquel Fuzaro, fundadora da mobilização.

Segundo ela, a ação não está ligada a nenhum movimento partidário: "Nossa reivindicação é maior que isso, é uma reinvidicação pela infância. Queremos qua as ruas voltem a ser o lugar das brincadeiras de crianças. Hoje elas ficam trancadas em casa por medo da violência, da insegurança. Podemos reverter isso. Queremos um governo que respeite e se comprometa com a infância."

Crianças de Brasília se manifestam
Pequenos também estão engajados na luta por um país melhor (Tati Badke)

Já no próximo domingo, dia 30, a ideia é fazer uma passeata. A Marcha das Crianças por um Brasil Melhor começa às 9h no Parque da Cidade. A concentração será no Castelinho.

Os pequenos vão protestar de velotrol, carrinhos, bicicletas e slings por transporte público de qualidade, educação digna e hospitais com estrutura adequada para atender a população.

De acordo com Ana Laura Cartaxo, uma das criadoras do movimento, é importante que as crianças façam parte do momento político do país: “Além de lutar por serviços públicos de qualidade para a população, é fundamental inserir os nossos pequenos nesse contexto em que estamos vivendo, afinal de contas, eles que são o futuro da nação, eles que vão cuidar de tudo lá na frente!”

Além de levar água e lanche a recomendação é de identificar as crianças com nome e telefone dos responsáveis, levar boné e protetor solar e cartazes, balões, instrumentos musicais feitos de material reciclado. Todos devem estar vestidos de branco.

Movimento das crianças
Crianças preparam cartazes para a Marcha do dia 30 (Ana Laura Cartaxo)

O movimento, que começou com uma mobilização nas redes sociais, já está tomando corpo. Mais de duas mil pessoas já confirmaram presença (até a manhã desta quarta-feira – 19). As fotos dos cartazes e das crianças ativistas já estão sendo marcadas com as hashtags #marchadascriancasbsb e #souofuturodanacao.

 

 

 

Serviço:
Mobilização das Crianças de Brasília
Data: 23/06/2013
Horário: 9h
Local: Gramado em frente ao Congresso Nacional
Mais informações aqui

Marcha das Crianças por um Brasil melhor
Data: 30/06/2013
Horário: 10h
Local: Parque da Cidade – concentração no Castelinho
Mais informações aqui

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário