one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Papai Noel passeando com a rena

Imagem:

Compartilhar:

Como é o natal na Finlândia? A terra do Papai Noel

Criado em 20/12/12 09h46 e atualizado em 12/12/13 09h22
Por Mães Internacionais

Casa do Papai Noel na Lapônia
Casa do Papai Noel na Lapônia (Daniele Zanni/CC)

Milhares de turistas do mundo inteiro vão até o norte da Finlândia, nesta época do ano, para encontrar ninguém menos que o verdadeiro Papai Noel. Diz a lenda que ele mora na Lapônia (Korvatunturi – em filandês, que quer dizer "monte com ouvidos"), com sua esposa e suas renas.

Veja também:

Como é o Natal na Eslovênia?

Em vez de Natal, Hanuká: a festa das luzes

É possível divertir uma criança sem gastar dinheiro?

Papai Noel passeando com a rena
Papai Noel passeando com a rena (CC)


Lá na Finlândia, a festa começa no início do mês de dezembro, quando cai a neve. As casas ficam todas branquinhas e lá dentro as famílias capricham na decoração com velas em frente às janelas e pinheirinhos de verdade. Lá neva e faz muito frio (alguns dias -25°C). Além disso, a noite é maior que o dia. Só tem luz entre 10h e 14h, o que faz com que as luzes brilhem por mais tempo!

Leia também:

Como é o Natal na Eslovênia?

 

Candelabro de Natal
Candelabro colocado tradicionalmente em frente às janelas na Finlândia (Timo/CC)

Na véspera do Natal, as crianças preparam biscoitos e a ceia, com a ajuda dos pais, para esperar o Papai Noel. Depois do jantar, por volta das 18h, todos se sentam na sala, próximos à árvore de Natal e o grande momento chega: o Papai Noel visita a casa para trazer os presentes!

Nem sempre o Papai Noel, que em finlandês se chama Joulupukki, consegue visitar todas as famílias. Por isso, ele pede ajuda ao papai da família para entregar todos os presentes!

Os pedidos feitos nas cartinhas são todos atendidos. Aliás, segue o endereço verdadeiro dele. Não precisa se preocupar se não for em finlandês. O Papai Noel tem vários ajudantes que falam muitos idiomas e ajudam o bom velhinho a entender os desejos das crianças.

Santa Claus
FIN-96930 Arctic Circle
Rovaniemi - Finlândia


Entrada do escritório do Papai Noel
Entrada do escritório do Papai Noel (Timo Newton-Syms/CC)
Escritório do Papai Noel
Escritório do Papai Noel (Ândrey/CC)


Em outras cidades da Finlândia...

Todos os anos, na cidade de Turku, que fica em outra parte da Finlândia (região sudoeste), um grande pinheiro de verdade é colocado em frente a uma das mais antigas igrejas luteranas da Finlândia, a Tuomiokirkko, que recebe cerca de 720 luzes de Natal. Essa tradição é tão importante que a cerimônia de corte do pinheiro, o transporte até à igreja e a decoração é notícia em todos os jornais.

Em outra cidade, chamada Tampere, é montada uma feira “regional” natalina no centro da cidade, chamada de Joulutori (mercado de Natal). Lá são vendidos pequenos presentes, doces típicos, roupas feitas com lã e pele de rena, um mini pônei numa linda carruagem e uma casa típica da cidade do Papai Noel.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário