one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O fundador da Khan Academy, professor Salman Khan, fala com a imprensa após encontro com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto

Imagem:

Compartilhar:

Método Khan propõe revolução no ensino por meio de aulas disponibilizadas na internet

Criado em 17/01/13 09h21 e atualizado em 17/01/13 11h09
Por Adriana Franzin Fonte:Agência Brasil

Salman Khan
O fundador da Khan Academy, professor Salman Khan, fala com a imprensa após encontro com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto (José Cruz/ Agência Brasil)

Ele começou ajudando primos que moravam em uma cidade distante pela internet. Teve a ideia de colocar o vídeo com sua aula de matemática no Youtube para que as crianças pudessem consultar quando precisassem. Outros estudantes viram o vídeo e comentaram o quanto foram ajudadas por ele. Mais vídeos sobre variados assuntos foram sendo disponibilizados. As aulas viraram uma febre na internet e o professor Salman Khan se tornou ícone de uma nova estratégia educacional.

Leia também:

Dilma convida Salman Khan para parceria em projeto na educação básica

MEC estuda oferecer na internet vídeos com aulas de universidades

Hoje, o ex-analista de mercado financeiro, tem o objetivo de revolucionar o ensino invertendo o modelo tradicional. Em vez de serem apresentados a um novo conteúdo na escola, os estudantes aprendem em casa, pela internet, e fazem os exercícios para fixar o conteúdo dentro da sala de aula, com a ajuda do professor.

Os exercícios propostos são interativos e as aulas, interessantes. A tela do computador substitui o quadro negro e a linguagem, leve e divertida, atrai a atenção dos alunos. A nova estratégia já conquistou cerca de 43 milhões de estudantes em todo o mundo, de acordo com dados da Khan Academy, a organização não governamental fundada em 2010 pelo educador. As aulas de diversas disciplinas, principalmente de Matemática, Física, Química e Biologia, foram traduzidas em dez idiomas, incluindo o português. Confira aqui.

No Brasil, a Fundação Lemann é a responsável pela tradução dos vídeos de Khan e sua divulgação em 200 escolas no estado São Paulo, por meio de uma parceria firmada com o governo federal. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a intenção é levar os vídeos aos professores de escolas públicas em todo o país. Assista à reportagem da TV Brasil sobre o encontro do professor Khan com a presidenta Dilma Rousseff ontem (16).

Creative Commons - CC BY 3.0 -


As aulas do professor Khan são disponibilizadas gratuitamente na internet e têm cerca de 6 milhões de acessos mensais. Elas podem ser consultadas na página da Fundação Lemann e, também, pelo Portal do Professor, do Ministério da Educação.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário