one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Milho é a base da culinária das festas juninas

Imagem:

Compartilhar:

Milho: o gostinho das festas juninas

Criado em 20/06/14 08h46 e atualizado em 12/06/15 16h39
Por Plenarinho

Comidas típicas de milho
Milho é a base da culinária das festas juninas (Giselli Carvalho / CC)

Estamos em junho! Mês de homenagens a vários santos que já fazem parte do folclore nacional - Santa Antônio, São João, São Pedro... E melhor ainda: homenagens com muitas festas! Tempo de quadrilhas, brincadeiras ao redor das fogueiras, bandeirolas, de forró, e claro, tempo das comidas típicas.

Hummm!!! Curau, pamonha e pipoca fazem parte das delícias juninas, não é mesmo?! E essas gostosuras são feitas de um só produto: o MILHO!

Origem

O costume de festas no mês de junho começou na Europa. Os portugueses tinham a mania de fazer festas em comemoração à colheita do trigo, que acontecia por lá uma vez ao ano, durante o verão - que em Portugal (e na Europa toda) é em junho, julho e agosto, exatamente na época do nosso inverno.

"Quando vieram para o Brasil, no século XVI, os portugueses desejavam manter o costume de festejar, mas aqui não havia produção de trigo. O jeito foi fazer a festa com um grão muito consumido pelos nossos índios: o milho", explica o professor de história Jaime Almeida, da Universidade de Brasília (UnB).

Assim começou a tradição anual das festas juninas por aqui. E assim começou também o uso do milho para o preparo das comidas que eram servidas aos participantes. Estava descoberto o grão que faz mil delícias!

O grão dourado

Atualmente, o milho, que é um cereal, é produzido em todo o mundo. O grão nasce do tamanho de uma ervilha, em fileiras, e presos a um sabugo, formando assim uma espiga. É a espiga de milho.

O grão é usado como alimento humano e também como ração animal. Os Estados Unidos são os maiores produtores de milho do mundo. Lá é cultivado quase 50% do milho produzido em todo o planeta. Outros países também são grandes produtores de milho: China, Índia, Brasil, França, Indonésia e África do Sul.

Cultivo

O milho é grão que precisa de muita água para crescer. Ele é plantado aproveitando as chuvas. Como suas raízes são fracas para absorver a água da terra, ela precisa de muita água da chuva ou de irrigações.

A melhor época para plantar o milho é no início do período das chuvas, e isso varia bastante nas regiões do Brasil. No nordeste, o plantio do milho vai de abril a maio. No Sudeste e Sul, o plantio começa entre setembro e novembro.

No Brasil, os estados que se destacam na produção de milho são São Paulo e o Paraná.

Fonte de energia

O milho, além de delicioso, é um alimento muito nutritivo. É fonte de energia e diferente de outros grãos porque conserva a sua casca no processo de industrialização. Além de ferro, potássio, fibras, sais naturais, óleos e açúcares, o milho é cheio de vitaminas:

C - que dá resistência aos ossos, dentes e tendões e essencial para o tecido muscular e prevenção ao câncer;
A - que é boa no combate às doenças, principalmente as infecciosas;
E -  que combate o envelhecimento das células.

O chá feito com o "cabelo" do milho ajuda nos tratamentos de doenças dos rins. Além disso, o milho pode neutralizar a acidez do estômago. Você podia imaginar?

Saindo da área das comidinhas, o milho também é utilizado nas indústrias de plástico, adesivos, tintas e produtos farmacêuticos. E aquela palha verde que envolve a espiga é usada por artesãos de várias partes do país para fazer objetos de decoração.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário