
Compartilhar:
Futebol: saiba a origem, curiosidades e regras do esporte
Criado em 12/06/14 08h41
e atualizado em 12/06/14 09h27
Por Plenarinho

Você sabe de onde vem esse esporte, que é preferência nacional? O primeiro registro do futebol vem de habitantes de várias cidades inglesas que saíam à rua chutando uma bola de couro para comemorar a expulsão dos dinamarqueses, em 1175. A bola simbolizava a cabeça de um invasor. Por muito tempo o futebol foi meramente um festejo. Lentamente o esporte passou a ficar cada vez mais popular.
A primeira Copa do Mundo oficial foi em 1930, no Estádio Centenário, na cidade de Montevidéu, Uruguai. Só 13 seleções participaram – muitas seleções europeias desistiram da comptição devido à longa e cansativa viagem pelo Oceano Atlântico. O jogo final foi entre o Uruguai e a Argentina, tendo os uruguaios vencido o jogo por 4 x 2. Essa partida teve um público estimado de 93 mil espectadores. E, desde então, a Copa do Mundo virou o que conhecemos hoje: a maior competição esportiva do planeta.
Leia também: Saiba a definição de algumas expressões usadas no futebol
Você sabia?
O Brasil é o país que alcançou mais títulos mundias: 1958, 1962, 1970, 1994, 2002. Além disso, foi o único país a ter participado de todos os campeonatos.
Regras do futebol
Você conhece as principais regras do futebol? O Plenarinho selecionou 4 leis que definem um bocado o esporte. Confira:
- Lei 1: Número de Jogadores
A partida será jogada por duas equipes formadas por no máximo 11 jogadores e no mínimo sete. A partida não pode ser iniciada se um dos times estiver com menos de sete jogadores, dos quais um será o goleiro. Nos jogos da Fifa, o máximo de substituições numa partida é de três jogadores. A substituição de jogadores só se dá com a autorização do árbitro, e deve ocorrer fora do terreno de jogo, junto à linha do meio campo. O jogador substituído não pode voltar a jogar mais no jogo.
- Lei 2: Duração da partida
A partida deve durar 90 minutos, divididos em dois tempos de 45 minutos, com um intervalo de no máximo 15 minutos. O tempo gasto com cobranças de falta ou de pênaltis, substituições, atendimentos médicos ou qualquer outro evento, deve ser reposto ao final de cada tempo, chamado de acréscimos.
- Lei 3: Impedimento
O impedimento ocorre quando um jogador lança a bola para outro da mesma equipe e não têm pelo menos dois adversários na frente do jogador que vai receber a bola. É importante notar que não existe impedimento na cobrança de lateral e quando o jogador que recebe a bola sai do seu campo de defesa.
- Lei 4: O pênalti
Um pênalti é feito quando ocorre uma infração dentro da grande área. No momento da cobrança, a bola deve estar parada sobre a sua marca, o goleiro deve estar sobre ou atrás da linha de meta, e todos os jogadores devem estar fora da área.
Deixe seu comentário