one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Criança chutando bola

Imagem:

Compartilhar:

Futebol: saiba a origem, curiosidades e regras do esporte

Criado em 12/06/14 08h41 e atualizado em 12/06/14 09h27
Por Plenarinho

Arena da Floresta, no Acre
O futebol é o esporte favorito da maioria dos brasileiros (Agência de Notícias do Acre / Creative Commons)

Você sabe de onde vem esse esporte, que é preferência nacional? O primeiro registro do futebol vem de habitantes de várias cidades inglesas que saíam à rua chutando uma bola de couro para comemorar a expulsão dos dinamarqueses, em 1175. A bola simbolizava a cabeça de um invasor. Por muito tempo o futebol foi meramente um festejo. Lentamente o esporte passou a ficar cada vez mais popular.

A primeira Copa do Mundo oficial foi em 1930, no Estádio Centenário, na cidade de Montevidéu, Uruguai. Só 13 seleções participaram – muitas seleções europeias desistiram da comptição devido à longa e cansativa viagem pelo Oceano Atlântico. O jogo final foi entre o Uruguai e a Argentina, tendo os uruguaios vencido o jogo por 4 x 2. Essa partida teve um público estimado de 93 mil espectadores. E, desde então, a Copa do Mundo virou o que conhecemos hoje: a maior competição esportiva do planeta.

Leia também: Saiba a definição de algumas expressões usadas no futebol

Você sabia?

O Brasil é o país que alcançou mais títulos mundias: 1958, 1962, 1970, 1994, 2002. Além disso, foi o único país a ter participado de todos os campeonatos.

Regras do futebol

Você conhece as principais regras do futebol? O Plenarinho selecionou 4 leis que definem um bocado o esporte. Confira:

- Lei 1: Número de Jogadores
A partida será jogada por duas equipes formadas por no máximo 11 jogadores e no mínimo sete. A partida não pode ser iniciada se um dos times estiver com menos de sete jogadores, dos quais um será o goleiro. Nos jogos da Fifa, o máximo de substituições numa partida é de três jogadores. A substituição de jogadores só se dá com a autorização do árbitro, e deve ocorrer fora do terreno de jogo, junto à linha do meio campo. O jogador substituído não pode voltar a jogar mais no jogo.

- Lei 2: Duração da partida
A partida deve durar 90 minutos, divididos em dois tempos de 45 minutos, com um intervalo de no máximo 15 minutos. O tempo gasto com cobranças de falta ou de pênaltis, substituições, atendimentos médicos ou qualquer outro evento, deve ser reposto ao final de cada tempo, chamado de acréscimos.

- Lei 3: Impedimento
O impedimento ocorre quando um jogador lança a bola para outro da mesma equipe e não têm pelo menos dois adversários na frente do jogador que vai receber a bola. É importante notar que não existe impedimento na cobrança de lateral e quando o jogador que recebe a bola sai do seu campo de defesa.

- Lei 4: O pênalti
Um pênalti é feito quando ocorre uma infração dentro da grande área. No momento da cobrança, a bola deve estar parada sobre a sua marca, o goleiro deve estar sobre ou atrás da linha de meta, e todos os jogadores devem estar fora da área.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário