Compartilhar:
Papel reciclado: faça o seu!
Criado em 28/04/14 07h42
e atualizado em 28/04/14 11h26
Por Portal EBC*
Reciclar é um dos 8 Rs da sustentabilidade: reduzir, reutilizar, recilcar, respeitar, refletir, reparar, responsabilizar-se e retuitar. Estas atitudes fazem bem ao meio ambiente e melhoram a qualidade de vida dos seres vivos. Que tal vestir a camisa dos bons hábitos e reciclar seu próprio papel? Confira com se faz:
Material
- uma peneira circular de, aproximadamente, 20 centímetros de diâmetro
- uma bacia plástica na qual caiba a peneira
- 20 a 30 folhas de cadernos velhos ou revistas
- 8 colheres de sopa da amido de milho
- um litro de água
- rolo de macarrão ou garrafa de vidro
- liquidificador
- um pedaço de madeira lisa
Modo de fazer
1. Com as mãos, rasgue as folhas de papel em pedaços bem pequenos.
2. Peça para um adulto colocar no liquidificador o papel picado, um pouco de água e o amido de milho e bater por 2 minutos.
3. Ao desligar o liquidificador, verifique se o seu conteúdo tem a aparência de uma massa pastosa. Caso a massa formada esteja muito liquefeita, o adulto deverá colocar mais papel picado e amido de milho e bater novamente a mistura. Despeje a mistura na bacia somente quando ela estiver bem pastosa.
4. Mergulhe a peneira nessa mistura de maneira que parte dela forme uma camada na peneira.
5. Retire a peneira com a mistura.
6. Deixe secar ao sol. Antes que a massa seque totalmente, retire-a da peneira e coloque-a sobre um pedaço de madeira bem liso.
7. Estique a massa com um rolo de macarrão, deixando-a bem fina. Não havendo um rolo de macarrão, peça para um adulto esticar a massa utilizando uma garrafa. Diga-lhe que tome os devidos cuidados para que a mesma não quebre em suas mãos.
8. Coloque a mistura bem esticada de novo ao sol, para secar totalmente. Quando a massa esticada estiver bem seca, ela se soltará da tábua. Obtemos dessa forma uma folha de papel.
*Com informações do Plenarinho
Deixe seu comentário