one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O estudo mostrou também que o número de computadores dobrou no período de quatro anos

Imagem:

Compartilhar:

Você sabe como se comportar na internet?

Criado em 05/09/13 10h23 e atualizado em 05/09/13 10h33
Por Internet Responsável

Criança jogando, jogo, computador,
(Galeria de Drikruger Creative Commons)

As boas maneiras também se aplicam ao ambiente virtual. Há atitudes que, dentro deste código, são consideradas grosseiras. Poe exemplo, escrever uma mensagem em caixa alta significa que você está GRITANDO com a pessoa, sabia? Descubra essas e outras regras de etiqueta com as dicas do Blog Internet Responsável.

O que fazer?

- Espere seu amigo terminar de falar quando estiver conversando com ele no MSN ou outro programa de chat. Não interrompa, não tecle ao mesmo tempo.

- Numa conversa ao vivo você pode ouvir o tom de voz ou ver as expressões da pessoa com quem está conversando. Na internet, só dá para saber o que a pessoa quer dizer pelo que está escrito. Por isso, escreva sempre de forma clara, para não haver mal entendidos. Leia a história em quadrinhos "Tô de Bem, Tô de Mal".

- O bom português também vale na internet e ajuda na clareza das mensagens. Como você aprendeu na escola, uma vírgula errada, ou a falta dela, pode mudar todo o sentido de uma frase.

- Se receber links estranhos, que você sinta que não deveriam ter sido enviados para você, não reaja: informe algum adulto.

- É claro que é permitido usar termos próprios da internet (o internetês) como aki, tb, ñ, rs, kkk, aff, haha, mas somente na comunicação online. Lembre-se que em textos corridos, mesmo em blogs, é preciso adotar a linguagem formal e respeitar as regras gramaticais, da mesma forma que na escola e para escrever redações.

- "Bom dia", "Olá", "Oi", "Tchau", "Até mais" e "Obrigado" são algumas formas de começar e terminar um e-mail educadamente. Não se esqueça de assinar seu nome!

- Se você receber mensagens mal educadas, encontrar algum site que fale mal de você, de seus colegas ou de alguém da sua família, não responda. Procure algum adulto - seus pais, seus professores ou algum parente.

O que não fazer?

- Abreviações e gírias que você usa na internet para a conversa ficar mais rápida não devem ser usadas em provas e trabalhos para a escola.

- Emoticons ajudam a esclarecer o que você quer dizer. Mas não exagere. Se escrever um e-mail para um professor, não use muitas carinhas sorridentes, tristes ou outras expressões desse tipo.

- Não repasse mensagens com correntes, piadas ou curiosidades, a não ser que a outra pessoa tenha pedido. Ninguém gosta de receber mensagens indesejadas.

- Não perturbe um amigo se o status dele indicar "ocupado" ou "ausente". Use estes status para mostrar quando você pode ou não falar com seus amigos.

- Se enviar uma mensagem para várias pessoas, use o campo "Cco" do e-mail para colocar os e-mails delas. Essa sigla quer dizer "Cópia carbono oculta". Assim, os endereços dos seus amigos ficam escondidos e não são capturados por programas usados para enviar spam ou vírus.

- Ao escrever um e-mail, fazer um comentário num blog ou publicar alguma coisa num site de relacionamentos, use letras maiúsculas e minúsculas. Na internet, escrever só com letras maiúsculas é o mesmo que GRITAR!

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário