one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

De palco de decisões a risco de demolição: conheça a história do Brinco de Ouro

Criado em 29/05/15 18h40 e atualizado em 07/07/16 14h19
Por Edgard Matsuki Edição:Nathália Mendes Fonte:Portal EBC

Ameaçado de ser demolido, o estádio Brinco de Ouro da Princesa vive o que pode os últimos momentos de 62 anos de história completados no dia 31 de maio. Fundado em 1962, o estádio já abrigou decisões de campeonatos brasileiros, jogos da Seleção Brasileira e serviu como centro de treinamento para a seleção da Nigéria para a Copa de 2014. 

Leia também:
Para pagar dívidas do Guarani, Brinco de Ouro da Princesa corre risco de ser demolido 
Entenda o caso do leilão do Brinco de Ouro

O primeiro jogo da história do estádio foi a vitória do Guarani sobre o Palmeiras por 3 a 1 em 1963. Em 1966, o local recebeu um dos seus dois jogos da seleção brasileira (o outro seria em 1990). Na ocasião, o Brasil empatou por 2 a 2 contra um combinado da cidade. 

Em 1978, foi no Brinco de Ouro que o Guarani alcançou sua maior glória. Com uma vitória por 1 a 0 contra o Palmeiras, o time de Campinas conquistou o seu primeiro e único título brasileiro da Série A. O local ainda abrigou outra final de Brasileirão: no Campeonato de 1986, o São Paulo conquistou o título após derrotar o Guarani nos pênaltis. 

Brinco de Ouro da Princesa na final de 1978
Em 1978, foi no Brinco de Ouro que o Guarani alcançou sua maior glória: com uma vitória por 1 a 0 contra o Palmeiras, o time de Campinas conquistou o seu primeiro e único título brasileiro da Série A

Foto: Guarani Futebol Clube / Divulgação

Apesar das decisões e jogos de seleção, o local chegou ao seu maior público da história em outra partida. No ano de 1982, mais de 53 mil pessoas assistiram o Flamengo vencer o Guarani por 3 a 2 pelas semifinais do Campeonato Brasileiro. 

Junto com o Guarani, o estádio começou um período de decadência no início dos anos 2000. No período em que o time enfrentou quatro rebaixamentos em Campeonatos Brasileiros e quatro rebaixamentos no Campeonato Paulista, o estádio teve que ser leiloado para pagamento de dívidas. Em 2015, o aniversário do estádio será durante o jogo Guarani e Tupi pela Série C do Campeonato Brasileiro – jogo que terá transmissão da TV Brasil, ao vivo e exclusivo na tevê aberta, a partir das 18h30. Esse pode ser o último ano de jogos no estádio. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário