one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Equipe do Vila Nova em 1943

Imagem:

Compartilhar:

Vila Nova completa 70 anos e pode se tornar líder na sétima rodada

Criado em 01/08/13 17h11 e atualizado em 02/01/15 17h56
Por Léo Rodrigues Fonte:Portal EBC

Equipe do Vila Nova em 1943
Equipe do Vila Nova em 1943. (foto: divulgação / Site do Vila Nova)

O estádio Serra Dourada será palco, na manhã do próximo domingo (4), de um momento histórico. Pela primeira vez, o Vila Nova colocará em campo uma tradição de 70 anos. Na última segunda (29), o clube comemorou mais um aniversário e completou sete décadas de existência.

LEIA TAMBÉM:
Vila e Caxias tem ingressos a partir de R$20

Do outro lado do campo, estará ninguém menos que o líder do Grupo B da Série C: o Caxias que, em seis jogos, já somou 14 pontos. No entanto, uma combinação de resultados pode presentear o Vila Nova com a liderança. A equipe goiana possui 11 pontos. Se vencer e contar com os tropeços de Mogi Mirim e Guarani, o clube aniversariante iguala a pontuação do Caxias, mas terá melhor saldo de gols.

Origem

Fundado oficialmente no dia 29 de julho de 1943, o Vila Nova deve sua origem a um episódio ocorrido alguns anos antes. Em 1938, o padre José Belestiere inaugurou um clube que tinha o objetivo de incentivar o congraçamento das comunidades católicas. O espaço se tornou também um ambiente de entretenimento e passou a reunir um público considerável.

A Associação Mariana se localizava no bairro Vila Nova. Ali se encontravam com frequência Francisco Ferraz de Lima, Boaventura Moreira de Andrade, Luiz Rasmussen, Pedro Cavalvante, Garibalde Teixeira, José Balduino, além do próprio Padre José Balestiere, entre outras pessoas. Foi esse grupo que concretizou a ideia de fundar um time de futebol para representar o bairro. Em 1943, o Vila Nova é finalmente inscrito na Federação Goiana de Desporto e já participa das competições estaduais daquele ano.

Em 1946, os sócios do Vila Nova decidem pela mudança de nome, como forma de responder a uma grave crise financeira. O time passa a ser conhecido como Operário Futebol Clube. A alteração não dura muito tempo. Três anos mais tarde, o clube para a se chamar Araguaia e, no ano seguinte, adota o nome de Fênix Futebol Clube. Após cinco anos respondendo por essa última denominação, o clube finalmente volta a se chamar Vila Nova Futebol Clube em 1955.

Títulos

A primeira vez que o clube soltou o grito de campeão foi em 13 de março de 1961. E não foi somente uma vez. Neste ano, o Vila Nova venceu o Octogonal Goiânia/Anápolis, a Taça Cidade de Goiânia e o Campeonato Goiano.

O Vila Nova é o segundo clube que mais venceu o Campeonato Goiano. Foram 15 vezes, 9 a menos que o Goiás. O time conquistou também a Série C do Brasileirão de 1996. Na Série A, foram sete participações, sendo a última em 1985.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário