Compartilhar:
Tiro com arco é um dos esportes do Rio 2016; conheça as regras da disputa
Criado em 01/07/16 20h33
e atualizado em 15/07/16 18h56
Por Portal EBC
Inventado na pré-história, o tiro com arco apareceu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em 1900, em Paris. As competições se limitaram a três edições nos anos seguintes: Saint Louis, em 1904, Londres, em 1908 e Antuérpia, em 1920. Depois disso, foram longos anos fora do programa olímpico até o seu retorno definitivo, em 1972, nas Olimpíadas de Munique.
Atualmente, o tiro com arco premia, a cada edição, quatro categorias: individual masculino, individual feminino, equipe masculina e equipe feminina. As equipes são formadas por três atletas.
O objetivo do atleta é somar pontos ao acertar o alvo, posicionado em diferentes distâncias. O alvo é dividido em cores e pontuações diferentes: quanto mais ao centro a flecha alcançar, mais pontos o atleta soma. O campo de competição deve ser plano e sem nenhuma espécie de obstáculo.
No Rio de Janeiro, as competições de tiro com arco vão acontecer entre os dias 6 e 12 de agosto, no Sambódromo. 12 medalhas serão distribuídas na competição. O Brasil nunca ganhou medalha no tiro com arco. No cenário internacional, destacam-se os atletas da Coreia do Sul – nos Jogos de Londres, em 2012, das quatro medalhas em disputa, os representantes daquele país faturaram três.
As competições internacionais oficiais são regidas pela Federação Internacional de Tiro com Arco; nNo Brasil, pela Confederação Brasileira de Tiro com Arco.
Deixe seu comentário