one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Logo Rio 2016

Imagem:

Compartilhar:

Atualizada: Rio contará com QUATRO feriados durante as Olimpíadas 2016; veja as datas

Criado em 04/07/16 15h20 e atualizado em 02/08/16 16h18
Edição:Portal EBC*

A realização dos Jogos Olímpicos no Brasil modificou a rotina e o calendário do Rio de Janeiro. O cariocas vão ter quatro feriados por causa da competição, que ocorrerá entre os dias 5 e 23 de agosto de 2016. Todos eles ocorrem em dias úteis. Para os estudantes cariocas, as férias escolares começam no dia 1º de agosto e terminam no dia 28 de agosto. Confira quais são os feriados:

Dia 4 de agosto (Quinta-feira)

Há três dias do início dos Jogos Olímpicos, a prefeitura do Rio de Janeiro decretou que quinta-feira (4) também será feriado na cidade. A informação foi divulgada pelo prefeito Eduardo Paes, durante entrevista. Quinta-feira é o primeiro dia em que a tocha olímpica percorrerá a cidade.

Dia 5 de agosto (Sexta-feira)

A data marca o início dos Jogos Olímpicos no Brasil. A cerimônia de abertura ocorrerá no Maracanã. A prefeitura do Rio de Janeiro determinou feriado local para permitir o deslocamento e participação de turistas e moradores. 

Dia 18 de agosto (Quinta-feira)

Menos de uma semana depois do início dos jogos, o Rio para novamente. O Triatlo, modalidade que envolve natação, corrida e pedalada, exigirá restrições de circulação nas vias do Rio de Janeiro. Como a atividade ocorre na quinta-feira, é possível que os cariocas aproveitem a data para enforcar a sexta-feira, voltando ao expediente somente na terça-feira (23).

Dia 22 (Segunda-feira)

Os Jogos Olímpicos se encerram no domingo (21), mas as comemorações se estenderão até o dia 22, segunda-feira. Durante o anúncio em abril deste ano, o prefeito Eduardo Paes justificou a data devido ao grande fluxo de pessoas que deixarão a cidade. 

Mudanças em eventos

Eventos também tiveram mudanças nos calendários por causa dos Jogos Olimpícos. Encerrada neste domingo (3), a Festa Literária Internacional de Paraty, cidade litorânea localizada há 258 km da capital carioca, foi a primeira a sofrer consequências negativas após antecipar o evento literário. De acordo com o presidente da Casa Azul, Mauro Munhoz, entidade que organiza a Flip, a antecipação "nos faz perder público por conta das férias nas universidades. Se fizéssemos uma semana depois, seria mais caro".  

Outras cidades

Os feriados por causa dos Jogos Olimpícos parecem ser privilégio da capital fluminense. Além do Rio de Janeiro, somente Fortaleza, capital do Ceará, não terá expediente por causa do feriado municipal do dia 15 de agosto, que homenageia a padroeira da cidade, Nossa Senhora da Assunção. Para a maioria do Brasil, não há feriado nacional ou local previsto em agosto deste ano.

Veja a lista dos feriados e pontos facultativos de 2016

Há feriado ou ponto facultativo previsto para agosto de 2016 em seu município?

Comente logo abaixo para atualizarmos nossa lista.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário