one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Conheça as regras da esgrima no Rio 2016

Criado em 01/07/16 19h45 e atualizado em 15/07/16 18h56
Por Redação Fonte:Portal EBC

A esgrima é um esporte que remonta a Idade Média, onde muitas disputas pessoais eram decididas num duelo com espadas. Apesar de o primeiro Campeonato Mundial de esgrima ter acontecido em 1921, em Paris, as primeiras provas da modalidade foram realizadas alguns anos antes, nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896. As mulheres estrearam no esporte durante os Jogos de Paris, em 1924.

O esgrimista conta com máscaras, luvas, jaqueta, protetores corporais – uma série de equipamentos de segurança que são indispensáveis para os combates. A máscara é feita de aço inoxidável e lâminas de liga de ferro para diminuir o índice de ruptura. A jaqueta e a máscara devem estar totalmente abotoadas.

A esgrima é praticada com três tipos de arma: o florete, a espada e o sabre. Cada uma possui sua regra, zona de pontuação e forma de toque, sendo que, na espada e no florete, o toque só pode ser de ponta e, no sabre, com a ponta, o corte e o contra-corte. As partidas acontecem em três tempos de três minutos cada, e vence aquele que marcar quinze pontos primeiro.

A competição é disputada no formato eliminatório: quem vence o duelo, avança para a fase seguinte. Além das provas individuais de espada, sabre e florete, há também os eventos por equipes, que duram nove rounds de três minutos ou até um time marcar 45 pontos.

O húngaro Aladár Gerevich e o italiano Edoardo Mangiarotti foram os maiores esgrimistas da história. Gerevich chegou a conquistar sete medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze entre os Jogos de Los Angeles, em 1932 e os de Roma, em 1960. Mangiarotti, por sua vez, garantiu seis ouros, cinco pratas e dois bronzes entre os Jogos de Berlim (1936) e Roma (1960). A Itália é o país com maior número de medalhas de ouro até agora: 48, no total.

Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, serão dez eventos com medalha (cinco masculinos e cinco femininos, sendo que, destes, três combates serão individuais e dois por equipes), todos disputados em sistema de eliminação direta. As provas da modalidade acontecerão na Arena Carioca 3, do Parque Olímpico da Barra.

A esgrima é gerida pela Federação Internacional de Esgrima e, no Brasil, pela Confederação Brasileira de Esgrima.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário