one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Paralimpíadas: conheça as regras da natação

Criado em 15/08/16 22h38 e atualizado em 15/08/16 22h43
Por Portal EBC Edição:Líria Jade

A natação faz parte dos Jogos Paralímpicos desde Roma 1960, primeira edição do evento. Na Rio 2016, são 151 provas valendo medalhas, com disputas masculinas, femininas e revezamento misto. A princípio, participavam das disputas apenas atletas com lesões medulares. Com o passar dos tempos, o esporte foi se estendendo a outras categorias de deficiências, tanto físicas quanto visuais e intelectuais.

No total, o Brasil já conquistou 83 medalhas em Jogos Paraolímpicos, sendo 28 de ouro, 27 de prata e 28 de bronze. É a segunda modalidade que mais medalhas deu ao Brasil nos Jogos, atrás apenas do atletismo, que já nos rendeu 109.

Há algumas adaptações nas regras da Federação Internacional de Natação (Fina) para as disputas paralímpicas. Dependendo da deficiência, os atletas podem largar de dentro da água, sentados ou ao lado do bloco de partida. Também há casos em que recebem auxílio do técnico ou de um voluntário para a largada. Já entre os deficientes visuais, o tapper é a pessoa que usa um bastão, com ponta de espuma, para avisar o atleta sobre o momento da virada e da chegada. Nesse caso, os óculos dos atletas são opacos, para assegurar a igualdade de condições na prova.

As provas serão do dia 8 ao dia 17 de setembro no Estádio Aquático Olímpico, dentro do Parque Olímpico da Barra.

O Comitê Paralímpico Brasileiro é o responsável por regular o esporte no país. O responsável pelas regras mundiais do esporte é o Comitê Paralímpico Internacional.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário