one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Futebol Feminino

Imagem: Créditos: Ricardo Stuckert / CBF

Compartilhar:

Brasil x China: seleção feminina de futebol estreia em busca do ouro e da afirmação da modalidade

Criado em 03/08/16 08h54 e atualizado em 03/08/16 17h38
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Antes mesmo do início oficial dos Jogos Olímpicos, o Brasil entra em campo para a sua primeira disputa. Nesta quarta-feira (3), a seleção brasileira de futebol feminino começa a correr atrás de uma medalha de ouro contra a seleção da China. A partida acontece às 16h no estádio Engenhão (Rio de Janeiro) e terá transmissão da Rádio Nacional para todo o país. Ouça ao vivo:

Mais do que um título inédito, as jogadoras da seleção veem na conquista uma forma de conseguir a afirmação definitiva da modalidade no país.

“A conquista do ouro seria decisiva para a evolução do futebol feminino no Brasil. As pessoas sabem que a gente ganhou uma prata, mas um ouro ninguém esquece. Atletas que ganharam medalhas de ouro não foram esquecidos e até hoje recebem ajuda, patrocinadores”, aponta a goleira Bárbara.

A esperança dela e de outras atletas é que a visibilidade no esporte façam os próprios clubes se fortalecerem no país e, quem sabe, o futebol das meninas caia tanto no gosto dos torcedores como o masculino. Por enquanto, os números mostram uma realidade diferente: das 18 convocadas para os jogos, 13 jogam no exterior e cinco fazem parte da seleção permanente, projeto criado no início de 2015 com o objetivo de garantir um bom resultado nas Olimpíadas.

Bárbara, que é uma das atletas do time permanente, ressalta a qualidade do projeto: “Esse um ano e meio que nós ficamos juntas só teve a somar. A gente convive no dia a dia e hoje a gente consegue jogar de olhos fechados. Acredito que a seleção hoje tem uma cara e podemos buscar a medalha”, aponta.

Apesar de ter a garantia do presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, de que o projeto vai continuar, ainda não se sabe se as jogadoras atuais serão mantidas. “Não sabemos o que vai se fazer no pós-olimpíadas. Algumas jogadoras tem contrato, outras não. Eu não tenho, mas pretendo continuar, ajudar meus país e desenvolver o meu trabalho”, diz. O desempenho nas próprias Olimpíadas pode ser decisivo em relação à continuidade de algumas atletas na seleção.

Despedida da capitã

As Olimpíadas também marcam a despedida da capitã da seleção brasileira, Formiga. Aos 38 anos, ela vai encerrar a carreira após a disputa da sexta edição dos jogos. Bárbara diz que o título olímpico não só seria uma forma de Formiga fechar o ciclo na seleção com chave de ouro como também seria uma forma das outras jogadoras a convencerem a seguir no time:

“Ela parar é uma perda muito grande para nós que jogamos futebol. Apesar de ela ter uma idade avançada, isso não é muita coisa porque o potencial que ela tem é infinito. A gente queria muito que ela desse continuidade. A gente precisa muito dela. A gente vai em busca deste ouro. Quem sabe ela se motiva mais para tentar buscar alguma coisa com a seleção”.

Depois da partida contra a China, o time de Bárbara, Formiga e outras jogadoras (como a craque Marta) ainda enfrenta a África do Sul e a Suécia. Ao todo, doze seleções disputam o torneio de futebol feminino nas Olimpíadas.

Escolinha na rua

Na véspera da estre, a goleira Bárbara criticou o fato de o esporte não ser ensinado às meninas nas escolas. "A nossa escolinha no Brasil é a rua, é os nossos amigos", disse, relembrando que até sua tia entrava em campo para completar o time nas peladas de rua.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário