one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O zagueiro e capitão do time, Thiago Silva, comemora o gol feito na partida contra a Colômbia

Imagem:

Compartilhar:

Brasil sai na frente em duelo com a Colômbia; ouça ao vivo

Criado em 04/07/14 18h04 e atualizado em 02/01/15 15h12
Por Leyberson Pedrosa Edição: Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Após conquistar a vaga nas quartas de final vencendo o Chile sob lágrimas, o Brasil entra em campo nesta sexta-feira (4) com a missão de bater a Colômbia, seleção invicta na Copa do Mundo e conta com o talento do artilheiro James Rodríguez (saiba mais sobre o meia). O jogo acontece nesta sexta-feira (4), às 17h, na Arena Fortaleza. Se vencer, o Brasil se livra do fantasma da campanha de 2010, quando perdeu nas quartas para a Holanda. Se a Colômbia superar a seleção brasileira, consagrará a equipe que já conquistou um feito inédito: passar das oitavas.

Para a disputa, o Brasil terá que enfrentar desfalques, a instabilidade emocional de alguns jogadores e os números positivos dos “cafeteros” no Mundial. A partida entre Brasil e Colômbia terá transmissão a partir das 16h pelas Rádios EBC (confira a lista das emissoras) e pelo Portal EBC.

Além das Rádios EBC, a rede pública de rádios (formada por 24 emissoras de todo o país) retransmite o jogo. Para acompanhar a partida pelo seu computador, clique no player ao lado ou acesse o site das Rádios EBC. Você também pode baixar o aplicativo no seu smartphone ou tablet e seguir a transmissão pelo seu dispositivo móvel. A transmissão via internet é restrita ao território nacional.

Acompanhe a cobertura da Copa do Mundo na EBC

Curta a galeria de memes da partida Brasil x Colômbia

Confira a tabela de jogos e classificação

Tempo Extra: goleiros roubaram a cena nas oitavas do Mundial

.

Nos treinos, o Brasil experimentou a formação vitoriosa do penta em 2002 com dois atacantes e três zagueiros. Contudo, é provavel que a seleção não mude a essência do time, exceto pela entrada de Paulinho no lugar de Luiz Gustavo, que está suspenso após levar o segundo amarelo no jogo conra o Chile. O Brasil deve entrar em campo com Julio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Fernandinho, Paulinho (No Lugar de Luiz Gustavo) e Oscar; Hulk, Neymar e Fred.

Já a Colômbia, que não tem nenhum desfalque, contará com D. Ospina, J. Zúñiga, C. Zapata, M. Yepes, Armero, Cuadrado, A. Aguilar, C. Sánchez, James Rodríguez Gutiérrez, e J. Martínez . Contudo, o técnico José Pekerman pode utilizar a qualquer momento os reservas que entraram contra o Uruguai. Entre eles estão Guarín, Adrián Ramos e Mejía.

Neymar, o camisa 10 do Brasil e um dos artilheiros da Copa do Mundo, com quatro gols, tem sido o principal destaque da equipe. As atuações dele nos três primeiros jogos foram destaques na imprensa internacional, tanto que Felipão e o elenco têm respondido constantemente a questões sobre a dependência que a equipe teria em relação ao craque. No entanto, Neymar não apareceu tanto na disputa das oitavas de final após jogar receber várias faltas dos chilenos e jogando com dores na perna até o fim das disputas por pênaltis.

O goleiro do Brasil, Júlio César, também ganhou mais holofotes após defender duas cobranças de pênaltis, ajudando o Brasil a se classificar para as quartas de final. Desacreditado desde algumas falhas nas quartas de 2010 contra a Holanda, o goleiro poderá fazer diferença caso a Colômbia atue com o mesmo estilo de jogo, na ofensiva, ou caso a partida chegue até os pênaltis.

O meia James Rodríguez, de apenas 22 anos, se destacou como o principal nome da Colômbia. Ele foi eleito o melhor homem do jogo em três das quatro vitórias colombinas, além de ser o artilheiro da competição, com cinco gols, um a mais que os craques Lionel Messi, Neymar e Thomas Müller. Ele também já igualou o número de gols dos artilheiros da Copa de 2010: Fórlan, Sneijder, Villa e, novamente, Müller.

Os colombianos também contam com o veterano Mario Yelpes, zagueiro do Atalanta (ITA) e o lateral esquerdo Armero.

Em confrontos oficiais, o Brasil leva uma grande vantagem sobre a Colômbia. Os brasileiros não perdem dos colombianos há 23 anos, em 25 jogos. Mas a preocupação existe devido ao retrospecto recente. As últimas quatro partidas terminaram em empate.

O 26º jogo acontece em Fortaleza nesta sexta-feira (04). As duas seleções nunca disputaram uma partida em Copa do Mundo. No total, o Brasil possui 15 vitórias, contra apenas duas derrotas. A Colômbia já enfrentou o Uruguai duas vezes em Copas do Mundo, perdendo todas. Mas como quebrou o tabu nestas oitavas, o Brasil não poderá se apegar somente às estatísticas.

Na participação individual, a Colômbia tem o segundo melhor ataque da competição, vencendo todas as disputas desde a primeira fase. Já o Brasil esbarrou em um empate contra o México e contra o Chile, ganhando apenas nos pênaltis.

O duelo Brasil e Colômbia terá como árbitro o espanhol Carlos Velasco Carballo. Ele será auxiliado pelos assistentes Roberto Alonso Fernández e Juan Yuste, também espanhois. O quarto ábritro ficará com o nurugeguês Svein Oddvar Moen.

Carballo apitou duas partidas durante a Copa de 2014. O primeiro entre Uruguai e Inglaterra, no Itaquerão, e Bósnia e Irã, na Arena Fonte Nova. Na bagagem, o juiz tem vários jogos na Liga dos Campeões da Europa.

Em dezembro de 2013, o espanhol apitou a derrota do Atlético Mineiro contra o Raja CasaBlanca nas semifinais do Mundial de Clubes do Marrocos.


 

Estádio Castelão, em Fortaleza (Portal 2014/Divulgação)

O Castelão, em Fortaleza, é a sede de mais esse jogo decisivo nas oitavas de final da Copa do Mundo. Na primeira fase, foi palco de quatro resultados que podem ser considerados surpreendentes, a vitória de Costa Rica sobre o Uruguai, os empates entre Brasil e México, e Alemanha e Gana, além da vitória dramática da Grécia sobre Costa do Marfim. Saiba mais sobre o Castelão

 

Ficha do jogo

Brasil x Colômbia

Data: 4 de julho de 2014
Horário: 17h
Estádio: Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Carlos Velasco Carballo (Espanha)
Auxiliares: Roberto Alonso Fernández e Juan Yuste (Espanha)

Transmissão: Rádio Nacional do Rio de Janeiro para rede pública de rádios

* Com informações da Fifa.

Edição: Ana Elisa Santana

Conheça cinco motivos para o Brasil tomar cuidado com a Colômbia

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário