one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Treinador da Alemanha Joachim Loew, à direito, abraça o filho do jogador Lukas Podolski.

Imagem:

Compartilhar:

Alemanha é tetracampeã mundial após vencer Argentina por 1 a 0 na prorrogação

Criado em 13/07/14 06h37 e atualizado em 02/01/15 14h39
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

O mundo do futebol tem um novo soberano. Com um gol de Gotze, aos 7 minutos do segundo tempo da prorrogação, a Alemanha venceu a Argentina por 1 a 0 no Maracanã e se tornou tetracampeã mundial. É a primeira vez que uma seleção europeia vence a Copa do Mundo no continente americano.

Como toda boa final da Copa do Mundo, o jogo teve contornos de dramaticidade e foi decidido só no final da prorrogação. Embalada pela vitória massacrante contra o Brasil, a Alemanha começou a partida dominando as ações. Comandada por Kroos, os europeus mantinham a posse de bola e tentavam furar o bloqueio da retranca argentina. Só que, apesar domínio aparente da Alemanha no jogo, a Argentina começou a criar mais chances após os 15 minutos.

Relembre as melhores imagens do Mundial

A Copa do Mundo pelo olhar do torcedor: brasileiros e estrangeiros avaliam evento

A maioria das oportunidades da Argentina eram em jogadas que começavam pela direita. Mas foi em um vacilo da zaga que surgiu a primeira chance real de gol. Kroos deu um passe errado e Higuaín recebeu livre aos 20 minutos. Com uma finalização péssima, o centroavante argentino errou o gol.

Aos 29 minutos, Higuaín até balançou as redes. Mas estava impedido. Na primeira etapa, a Alemanha teve uma chance clara já nos acréscimos. Em escanteio, Hummels acertou a trave aos 46 minutos do primeiro. No rebote, Muller estava impedido.

Na segunda etapa de jogo, a partida ficou mais acirrada, mas continuou com a mesma tônica. A Argentina começou a dominar as ações da partida e criar chances. A maior reclamação no segundo tempo foi um suposto pênalti que Neuer teria cometido em Higuaín. Mas sem o placar ser mexido, o jogo foi para prorrogação.

Logo no primeiro minuto, o jogo mostrou emoções fortes. Em dois minutos, cada time perdeu uma chance de gol. Mas a oportunidade mais clara da partida aconteceu aos 6 minutos. Na jogada, Palácio recebeu livre e, em vez de chutar ao gol, tentou dar um chapéu em Neuer e errou feio.

No segundo tempo da prorrogação, o lance mais forte da partida foi em Schweinsteiger, quando Aguero deixou o braço e atingiu o rosto do meia. O jogador alemão ficou fora por quatro minutos. Um minuto após voltar, Gotze recebeu cruzamento de Schurrle e completou de voleio. Era o gol do título. Após levar o gol, a Argentina partiu para o desespero. Mas não tinha jeito. A Alemanha é a mais nova campeã mundial.

Os outros títulos da Alemanha aconteceram nos anos de 1954, 1974 e 1990. A campanha dos alemães teve seis vitórias e um empate. O time marcou 18 gols e sofreu quatro. O artilheiro da Alemanha foi Thomas Müller, com cinco gols.


Ficha do jogo

Alemanha 1 X 0 Argentina

Data: 13 de julho de 2014
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro:  Nicola Rizzoli (ITA)
Auxiliares:  Renato Faverani (ITA) e Andrea Stefani (ITA)

Cartões amarelos: Howedes e Schweinsteiger (ALE); Aguero, Mascherano (ARG)

Gol: Gotze (aos 7 minutos do segundo tempo da prorrogação).

Alemanha: Neuer; Lahm, Boateng, Hummels e Howedes; Schweinsteiger e Khedira (Schurrle); Muller, Kroos e Ozil (Mertesacker); Klose (Gotze). Técnico: Joachim Low

Argentina: Romero; Zabaleta, Demichelis, Garay e Rojo; Mascherano e Biglia; Pérez (Gago), Messi e Lavezzi (Aguero); Higuaín (Palacio). Técnico: Alejandro Sabella

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário