one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O goleiro Iker Casillas observa os minutos finais da derrota da Espanha diante do Chile, em partida que sacramentou a desclassificação da Espanha ainda na segunda rodada da fase de grupos

Imagem:

Compartilhar:

Saiba quais seleções já estão classificadas e eliminadas na Copa

Criado em 20/06/14 08h58 e atualizado em 02/01/15 16h03
Por Portal EBC*

Com o encerramento da fase de grupos da Copa do Mundo 2014, seleções comemoram a classificação para as oitavas de final, mas outras já arrumaram as malas para dizer adeus ao Brasil. Entre resultados, surpresas mexeram com a atenção do mundo. Confira a lista das seleções classificadas e eliminadas:


Classificadas

ap20140623-holanda-e-chile3
O holandês Leroy Fer comemora gol durante o jogo entre Holanda e Chile no Itaquerão (Thanassis Stavrakis/AP ©)

1) Holanda (Europa)
Na última quarta-feira (18), a Holanda venceu a Austrália por 3 a 2 em um jogo emocionamente. A partida teve várias reviravoltas e trouxe dificuldade para a poderosa "Laranja Mecânica". Mesmo assim, o resultado garantiu o passaporte dos holandeses às oitavas de final. Na partida desta segunda-feira, a seleção holandesa venceu o Chile por 2 a 0 e garantiu o primeiro lugar do grupo B.

2) Chile (América do Sul)
Ainda na quarta-feira (18), o Chile não temeu a Espanha e bateu os campeões mundiais de 2010 por 2 a 0. Além da classificação, o resultado significou a primeira vitória do Chile sobre a Espanha em toda a história de confrontos entre os países. A seleção dos Andes já havia vencido a Austrália pelo grupo B. Nesta segunda-feira, os chilenos perderam para a Holanda na terceira rodada da primeira fase, mas ainda assim seguem para as oitavas de final. A seleção é a segunda colocada do grupo B e enfrentará o Brasil - primeiro colocado do grupo A - na próxima fase.

3) Colômbia (América do Sul)
Abrindo as partidas de quinta-feira (19), a Colômbia foi a terceira seleção a se classificar para as oitavas de final vencendo a Costa do Marfim por 2 a 1.  Mas a confirmação da classificação veio apenas após o empate sem gols de Grécia e Japão. Estas duas equipes do Grupo C terão que correr atrás prejuízo na última rodada, torcendo por combinaçlão de resultados, já que não ganharam nenhuma partida até agora. 

AP14062014-duarte-vira-para-crc
Jogadores costarriquenhos comemoram gol na contra o Uruguai (Bernat Armangue/AP ©)

4) Costa Rica (América Central)
A Costa Rica mostrou que é uma das grandes surpresas da Copa. Após vencer o Uruguai por 3 a 1 no início do mundial, a equipe da América Central passou também pela tetracampeã Itália, na última sexta-feira (20). Em jogo tenso,  a seleção costarriquenha apresentou grandes jogadas de Joel Campbell e Christian Bolaños. Mas foi o gol de cabeça de Bryan Ruiz que deu a classificação para o país pelo grupo D, fechando o jogo por 1 a 0.Não só se classificou, mas também foi a primeira do grupo da morte.

5) Argentina (América do Sul)
Com a vitória sobre o Irã por 1 a 0, a Argentina conquistou a vaga para as oitavas de final da Copa do Mundo. Para conseguir a vitória no jogo da classificação, o time precisou contar com o talento de Lionel Messi. Ele marcou o gol decisivo aos 46 minutos do segundo tempo. No primeiro jogo, contra a Bósnia, ele também foi o responsável pela vitória.

6) Bélgica (Europa)
Com um gol no final do jogo contra a Rússia, os "Diabos Vermelhos" chegaram aos seis pontos e garantiram uma das duas vagas do grupo H nas oitavas de final da Copa do Mundo. O time já havia vencido a Argélia por 2 a 1.

7) Brasil (América do Sul)
O Brasil teve dificuldades no primeiro tempo, mas conseguiu vencer o já eliminado Camarões por 4 a 1, nesta segunda-feira (23), em Brasília. Com a vitória, somou sete pontos, após campanha na primeira fase com a vitória em cima da Croácia e o empate com o México. A seleção canarinho conquistou o primeiro lugar do Grupo A pelo saldo de gols. 

8) México (América do Norte)
O México precisava de um empate simples, enquanto apenas a vitória garantia à Croácia a classificação para a próxima fase. Com a vitória de 3 a 1, o México garantiu sua classificação com um total de sete pontos. Nas duas prmeiras partidas, o time venceu Camarões e empatou com o Brasil. Devido ao saldo de gols, a seleção passa para as oitavas de final com o segundo lugar no Grupo A. 

9) Uruguai (América do Sul)
Com um gol no segundo tempo, a seleção sul-americana venceu a Itália no duelo que decidiu a segunda vaga no grupo da morte. O destaque da equipe é o atacante Luis Suárez.

10) Grécia (Europa)
Após vencer Costa do Marfim por 2 a 1 em um jogo bastante disputado na 3ª rodada do grupo C, a Grécia teve a classificação ainda mais garantida com o resultado da disputa entre Colômbia e Japão. A seleção japonesa foi goleada pelos colombianos por 4 a 1.

11) Nigéria (África)
Mesmo perdendo para a Argentina na última rodada do Grupo F por 3 a 2, a Nigéria acabou beneficiada pela derrota do Irã por 3 a 1 para a Bósnia-Herzegovina. A Nigéria vai enfrentar a França nas oitavas de Final.

12) França (Europa)
Quase classificada depois de duas goleadas na Copa do Mundo, a França só precisou de um empate contra o Equador para ficar em primeiro lugar no Grupo E da Copa do Mundo. A França vai enfrentar a Nigéria.

13) Suíça (Europa)
O outro classificado para as oitavas de final pelo Grupo E foi a Suíça. A equipe garantiu a vaga após vencer a seleção de Honduras por 3 a 0. O time enfrenta a Argentina nas oitavas de final.

ap20140626-comemoracao-gol-alemanha
O alemão Thomas Mueller comemora o gol marcado contra a equipe dos Estados Unidos. (Hassan Ammar / AP Photo ©)

14) Alemanha (Europa)
Uma das favoritas ao título mundial precisou lutar até o terceiro jogo para não passar sustos. Isso porque, depois da vitória arrasadora contra Portugal, por 4 a 0, apenas empatou com Gana. Mais um empate classificaria os europeus, mas acabou vencendo os Estados Unidos e retomou a reputação. O destaque da equipe na primeira fase foi o atacante Thomas Müller.

15) Estados Unidos (América do Norte)
A classificação dos norte-americanos para a segunda fase foi uma surpresa. A imagem dos americanos, como candidatos a uma das vagas do grupo G, ficou boa depois da vitória sobre Gana no primeiro jogo, e se consolidou mais ainda quando vencia Portugal até o final da partida e acabou cedendo o empate. No último jogo, diante da Alemanha, os resultados favoreceram para se classificar mesmo com a derrota diante da Alemanha.   

16) Argélia
A última seleção a conseguir uma vaga nas oitavas de final foi a Argélia. O time africano conseguiu a vaga após empatar por 1 a 1 com a Rússia. A Argélia enfrenta a Alemanha.

 

Eliminadas

AP20140613-espanha-holanda Casillas 9
Goleiro da Espanha, Casillas lamenta gol da Holanda (Bernat Armangue/AP ©)

1) Espanha (Europa)
Depois de perder de goleada da Holanda, amargando um placar de 4 a 0, a Espanha tinha que obter um bom resultado contra o Chile. Mas a seleção dos Andes mostrou superioridade e ainda garantiu sua classificação sobre os espanhois. A seleção espanhola, agora, apenas cumpre tabela na terceira rodada contra a também eliminada Austrália. 

2) Austrália (Oceania)
E se a vitória da Holanda sobre a Austrália deixou a seleção com um dos pés de volta à Oceania, a vitória do Chile tirou qualquer chance de recuperação da seleção. Mesmo com uma boa atuação na segunda rodada, só resta à seleção australiana disputar com a Espanha o terceiro lugar do Grupo B. Na primeira rodada, a Austrália foi derrotada pelo Chile por 3 a 1.

3) Inglaterra (Europa)
Primeiro perdeu para a Itália por 2 a 1 e viu o placar se repetir contra o Uruguai, em partida que contou com uma grande atuação do atacante Suárez. Sem nenhum ponto na competição, os ingleses dão adeus à Copa de 2014 e fazem o jogo de despedida contra a "zebra" do grupo da morte, a Costa Rica. 

4) Camarões (África)
Do grupo do Brasil, a seleção africana perdeu a primeira partida por 1 a 0 para o México. No segundo jogo, foi goleada pela seleção da Croácia por 4 a 0. Diante do cenário em que Brasil e México têm quatro pontos e a Croácia tem três, o time camaronês vai para a última partida desta fase, contra os donos da casa, sem chances de classificação.

5) Bósnia-Herzegovina (Europa)
Pertencente ao Grupo F, primeiro perdeu para a Argentina por 2 a 1. Depois, perdeu para a Nigéria por 1 a 0.  Próximo encontro é contra o Irã. Sem chances, joga para cumprir tabela.

6) Croácia (Europa)
A Croácia perdeu para o Brasil por 3 a 1 na estreia da Copa do Mundo, e na partida seguinte goleou a seleção de Camarões por 4 a 0. Diante desses resultados, apenas a vitória contra o México na terceira rodada da primeira fase garantiria a classificação da Croácia para as oitavas de final. No entanto, a equipe mexicana se mostrou superior e a partida terminou com o placar de 3 a 1. Os croatas se despedem do Mundial com a terceira colocação no grupo A.

7) Itália (Europa)
A tetracampeã do mundo foi eliminada na primeira fase do mundial depois de duas derrotas consecutivas, sendo que a primeira foi para a surpreendente Costa Rica e depois para o Uruguai em jogo duro

8) Japão
Sem vencer nenhuma partida na fase de grupos, o Japão terminou suas chances na Copa ao ser goleada pela Colômbia por 4 a 1

9) Costa do Marfim
A Costa do Marfim esteve a um passo de se classificar com a vantagem do empate mas fez pênalti no fim do 2º tempo em partida contra Grécia, perdendo por 2 a 1. A falta foi convertida em gol e Costa do Marfim teve que dar adeus à Copa do Mundo no Brasil.

10) Irã
Com a derrota por 3 a 1 para a Bósnia-Herzegovina, o Irã acabou com as chances de classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo.

11) Equador
O time precisava da vitória na última rodada, mas apenas empatou em 0 a 0 com o time misto da França. É único sul-americano a ficar fora da segunda fase da Copa.

12) Honduras
A seleção ainda tinha chances ínfimas de passar para a próxima fase do mundial no último jogo por uma combinação de resultados. Mas tomou 3 a 0 da Suíça e sai da Copa sem nenhum ponto.

ap20140626-cristiano-ronaldo-chao
Cristiano Ronaldo lamenta depois perder chance. Nem com vitória na última rodada, Portugal se classifica (Marcio Jose Sanchez / AP Photo ©)

13) Portugal
A seleção portuguesa foi considerada uma das principais decepções da primeira fase da Copa do Mundo. Foi atropelada na estreia pela Alemanha  e estava perdendo também o jogo contra Estados Unidos até o final, mas acabou arracando um empate em 2 a 2, e só conseguiu vencer a última partida diante de Gana, mas já era tarde demais.

14) Gana
A seleção africana foi surpreendida no primeiro jogo contra os Estados Unidos quando perdeu por 2 a 1, mas demonstrou um bom futebol contra a poderosa Alemanha. Não ganhou o jogo por muito pouco. Na última partida, contra Portugal, veio de problemas internos e a exclusão de dois jogadores por brigas internas. O resultado foi mais uma derrota, por 2 a 1, em jogo na capital federal.

15) Coreia do Sul
A Coreia do Sul foi eliminada da Copa após perder para a Bélgica por 1 a 0. O time asiático terminou na lanterna do grupo com um ponto.

16) Rússia
A seleção russa foi uma das decepções da Copa do Mundo. O time treinado pelo técnico italiano Fábio Capello terminou com dois pontos em três jogos.


Acompanhe a cobertura completa da Copa do Mundo pelo Portal EBC

*atualizado às 16h10 do dia 26 de junho

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário