one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Instituto Ayrton Senna/Divulgação

Compartilhar:

Vitória de Senna no GP do Brasil faz 25 anos; volte a 1991 e jogue nosso desafio

Criado em 24/03/16 10h31 e atualizado em 24/03/16 11h57
Por Edgard Matsuki Edição:Noelle Oliveira - Portal EBC

No dia 24 de março de 1991, Ayrton Senna conseguiu o que é considerado por muitos a maior vitória de toda a sua carreira. Há exatos 25 anos, ele vencia o GP do Brasil depois de correr por sete voltas apenas com a sexta marcha. Para relembrar a data, o Portal EBC propõe um desafio a você: faça as suas escolhas, conte com a sorte (que naquele dia também ajudou Senna) e vença o GP de Interlagos.

No espaço abaixo, aparecerão situações relacionadas a eventos que aconteceram durante a histórica corrida. Dependendo das suas escolhas, você pode quebrar seu carro, bater, terminar fora do pódio, ficar no pódio, vencer e (na melhor das escolhas) garantir a vitória e fazer história como Ayrton Senna. Confira:

polling

Alguns detalhes sobre o nosso desafio:

- Apesar de muitas das situações terem sido baseadas no GP de Interlagos, outra foram simuladas para dar mais emoção ao jogo

- Se você quiser jogar novamente, dê F5 nesta página ou clique aqui

- Abaixo, segue descrição de como foi o GP Brasil de 1991, histórico para Senna.

 

GP Brasil de 1991

Ayrton Senna acabou sendo campeão mundial em 1991
Creative Commons - CC BY 3.0 - Ayrton Senna acabou sendo campeão mundial em 1991

 

Senna já havia ganho a primeira corrida da temporada, em Phoenix (EUA). Vencer em casa seria a chance de disparar no campeonato. Porém, ele teria de lutar contra duas coisas: as Williams de Nigel Mansell (ING) e Ricardo Patrese (ITA) e o fato de nunca ter vencido em casa. Apesar de já ter, à época, sido bicampeão mundial, a melhor posição conquistada havia sido um 2º lugar em 1986. Das oito vezes que havia disputado a corrida, em cinco tinha abandonado.

Largar na primeira posição era o caminho mais óbvio para trilhar a vitória. Nos treinos, que na época eram de uma hora com todos os pilotos podendo marcar tempos (diferentemente de hoje em que há desclassificações no meio do treino), a decisão ficava para o final. Lutando contra as Williams, Senna fez alguns ajustes no carro durante o treino inteiro para apenas em sua última volta fazer 1:16.392 e largar na frente. Mesmo assim, ele declarou que o carro não estava 100%.

Nem Senna imaginaria as emoções que teria durante a corrida. A largada até que foi tranquila e nas primeiras voltas, ele conseguiu abrir cerca de 7 segundos de vantagem para Mansell, que havia passado Patrese na primeira volta. Porém, o inglês começou a fazer muitas melhores voltas na corrida e chegou a baixar a distância para menos de um segundo (volta 19) até ter que entrar nos boxes para trocar pneus (volta 25). E aí a sorte esteve ao lado do brasileiro: o carro de Mansell teve problema para arrancar dos boxes e perdeu 15 segundos (enquanto Senna fez a parada em 7s).

O problema é que o carro de Mansell continuava se mostrando melhor e a distância chegou a menos de 3 segundos novamente. A sorte de Senna é que Mansell desgastou os pneus e começou a perder ritmo. Naquela altura, havia uma ameaça de chuva. Senna decidiu não ir para os boxes. Mansell foi e perdeu mais tempo ainda.

Com uma parada a menos, Senna esperava pela chuva (que poderia fazer a corrida ser cancelada ou força uma nova parada de Mansell) para entrar nos boxes. O problema é que o brasileiro via a grande distância que tinha se esvair. Tirando cerca de dois segundos por volta, Mansell estava a 18s de Senna. Até que o inglês cometeu um erro, rodou e abandonou a corrida.

Quando a vitória de Senna parecia quase certa (ele estava a 40s a frente de Patrese), o maior drama começou. O carro começou a ficar muito lento. De fora, todos pensavam que ele estava administrando. Porém, eram as marchas que, de uma em uma, estavam quebrando. Patrese tirava de 3 a 5 segundos por volta e a distância tinha caído para 9,6 faltando três voltas. Se continuasse neste ritmo, ele perderia.

Mas Senna fez o impossível: conseguiu, com apenas uma marcha, baixar o tempo de 1:28 médio que estava fazendo para 1:25 nas voltas seguintes. Sabendo que não ganharia mais, Patrese tirou o pé e Senna só controlou o carro para fechar a última volta (quando começou a chover em Interlagos) para ganhar a corrida. Era a vitória.

No rádio do carro, Senna só gritava. A McLaren não aguentou nem completar mais voltas. Ele teve de ser rebocado e Senna, com fortes espasmos musculares, foi levado por médicos da pista. Enquanto a torcida (que enfrentava a chuva nas arquibancadas) gritava o nome de Senna, ele conseguiu com dificuldades levantar o troféu e conquistar a maior vitória de sua carreira. Depois da corrida, ele disse a seguinte frase:

“Só voltei à realidade quando vi a bandeirada. Aí senti um imenso prazer em viver, em estar em Interlagos, na minha terra e vendo a minha gente feliz. Não foi a maior vitória da minha vida, mas foi a mais sacrificada. Se esse era o preço de ganhar no Brasil, foi barato. Valeu!”

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário