one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Éder Jofre completa 80 anos: confira cinco fatos sobre o Galinho de Ouro

Criado em 26/03/16 13h07 e atualizado em 26/03/16 13h26
Por Edgard Matsuki Edição:Portal EBC

Neste sábado (26), um dos maiores atletas da história do Brasil completa 80 anos. Bicampeão mundial de boxe, o pugilista Éder Jofre é considerado uma lenda no esporte e inspiração para outros lutadores. Confira cinco fatos sobre ele:

Primeiro brasileiro campeão mundial de boxe

O primeiro dos títulos mundiais de Éder Jofre foi conquistado em 1960. No dia 18 de novembro daquele ano, o pugilista enfrentou o mexicano Eloy Sanchez na categoria peso galo em Los Angeles (EUA). Ele venceu a luta no sexto round e se tornou o primeiro brasileiro campeão mundial no esporte. Escute trechos da luta neste link. Em 1973, ele foi campeão novamente. Desta vez, no peso-pena.

Participação em Olimpíadas

Além dos títulos mundiais, Jofre também foi um dos destaques do Brasil nas Olimpíadas de Melbourne, em 1956. À época, o brasileiro ficou em quinto lugar nos jogos, na categoria galo. Mais uma vitória e ele ganharia uma medalha. Escute mais detalhes sobre a participação de Jofre aqui. 

Carreira política

Depois que encerrou a carreira, Éder Jofre seguiu pela política. Ele foi vereador em São Paulo entre 1986 e 2000. Ele fazia parte do extinto PSD (partido que seguiu o espólio da Arena e tinha como expoente Maluf). Entre projetos, defendia a massificação do boxe entre jovens.

Doença dos boxeadores

Desde o início da década de 1990, Jofre sobre com problemas neurológicos. Inicialmente diagnosticado com o Mal de Alzheimer, em 2015 descobriu-se que ele tinha “demência pugilística”. A doença é consequência das pancadas que ele tomou durante a carreira e também acometeu outro ídolo brasileiro, Maguila. Em 2013, ele chegou a ser internado na Unidade Psiquiátrica da Santa Casa de São Paulo.

Filme sobre Jofre será lançado neste ano

Está previsto para este ano um filme sobre a carreira de Jofre. “10 Segundos” terá o ator Daniel de Oliveira no papel do pugilista. Confira o trailer da filmagem.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário