one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Torcida do Flamengo

Imagem:

Compartilhar:

Confira os 5 regulamentos mais “criativos” dos campeonatos estaduais

Criado em 30/01/16 10h49 e atualizado em 30/01/16 14h08
Por Edgard Matsuki Edição:Fernanda Duarte Fonte:Portal EBC

Neste fim semana, a maioria dos campeonatos estaduais se inicia. Ao todo, times de 14 estados entram em campo. No início dos estaduais, uma coisa chama tanta atenção quanto as próprias partidas: as complexas fórmulas de disputas das competições.

Enquanto no Campeonato Brasileiro (assim como em outros campeonatos nacionais) a fórmula de disputa é objetiva (todos jogam contra todos e quem fizer mais pontos é campeão), o regulamento dos estaduais varia a cada estado. Para você entender melhor os regulamentos dos estaduais, o Portal EBC selecionou os cinco mais “criativos” para explicar como eles funcionam.

1) Campeonato Paraibano 2016

O regulamento do Campeonato Paraibano consegue juntar vários elementos estranhos dos estaduais. Com 10 clubes, a federação preferiu optar em distribuir os times em dois grupos de cinco. Com dez datas, o campeonato resolveu “cruzar” as chaves (times do A jogam contra os do B). A regra pode fazer com que não têm as melhores campanhas passem para a segunda fase.

Além disso, a primeira fase classifica três times por chave (60% das equipes), o que pode diminuir a emoção e a competitividade. Para "coroar" o regulamento, a fase semifinal tem a fórmula “mata-vive” utilizada na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Um time de melhor campanha pode se classificar mesmo se perder uma partida.

Como poderia melhorar:

Com o número de times que têm, o Campeonato Paraibano poderia ter a primeira fase com os dez times jogando entre si com quatro se classificando para as semifinais. Depois disso, os times jogariam em ida e volta para decidir quem iria para a final.

 

Loading...

Loading...

 

2) Campeonato Goiano 2016

Como dez equipes divididas em dois grupos de cinco e com o “cruzamento” entre times de uma chave e outra, o Campeonato Goiano tinha tudo para ter um regulamento “apenas” injusto (pelos mesmo motivos do Campeonato Paraibano). Porém, a Federação conseguiu tornar o regulamento mais estranho ainda: a primeira fase tem três turnos. Dois contra equipes do grupo e um dentro da própria chave.

Como poderia melhorar:

Ao todo, o Campeonato Goiano tem18 datas. Se os dez times jogassem entre si em um turno se classificando os quatro primeiros para as semifinais, teríamos 13 datas. Se as equipes fossem divididas em dois grupos (e passassem os dois primeiros) e jogassem em turno e returno, teríamos 12 datas. Ou seja, regulamento mais simples e mais tempo para equipes treinarem.

 

Loading...

Loading...

 

3) Campeonato Alagoano 2016

O regulamento do Campeonato Alagoano 2016 se “destaca” pelo número de chances que dá para times que não vão tão bem. Na primeira fase, a federação optou por dividir os times em dois grupos de cinco e realizar o famigerado grupo x grupo. Para completar, três times (60% do total) de cada grupo se classificam. Na segunda fase, as equipes se dividem em dois grupos de três times. Os dois primeiros (66% do total) se classificam. Só a partir daí que começam as semifinais e finais.

Como poderia melhorar:

Para começar, os dez times deveriam jogar entre si em um turno se classificando os quatro primeiros para as semifinais. O campeonato ficaria mais justa e só precisaria usar 13 datas (ao contrário das 16 que utiliza). Os times teriam mais tempo para treinar e não seria preciso ter começado a competição no dia 23 de janeiro.

Loading...

Loading...

 

4) Campeonato Paulista 2016

Considerado o maior campeonato estadual do país, o Paulistão escorrega quando o assunto é regulamento. Com 20 times, a primeira fase da competição divide os times em quatro grupos de cinco. É aí que entra o detalhe: em vez dos times dos grupos se enfrentarem, eles enfrentam todos os times dos outros grupos. Isso pode acarretar em consequências como o 3º colocado do geral ficar fora ou o 14º no geral se classificar.

Na segunda fase, os times do mesmo grupo se enfrentam em apenas um jogo. O mesmo acontece na semifinal. Ou seja, o time pode fazer uma primeira fase incrível e cair por perder um jogo nos pênaltis.

Como poderia melhorar

O primeiro ponto já está melhorando para 2017. No ano que vem, o Campeonato Paulista terá 16 times. Com as 16 equipes, é possível fazer um todos contra todos com quatro classificados para as semifinais. Depois disso, mata-mata com ida e volta até definir o campeão.

Loading...

Loading...

 

 

5) Campeonato Carioca

Assim como muitos estaduais, o Campeonato Carioca também virou adepto do cruzamento entre grupos, alterado em relação às normas de anos anteriores. A desvantagem do Cariocão para outros estaduais está no número de times: 16. Além disso, as quatro fases fazem com que oito dos 16 times já saiam do campeonato com sete jogos disputados.

Para terminar, as tradicionais Taça Guanabara e Taça Rio mudaram completamente. Antes, os troféus eram dados nos primeiro e nos segundo turno. Agora, acabou a decisão da Taça Guanabara (o troféu será dado ao time com mais pontos na segunda fase). Já a Taça Rio será disputada pelas equipes eliminadas na primeira fase.

Como poderia melhorar

Para começar, o Campeonato Carioca deveria ter menos times. Isso possibilitaria todos os times se enfrentassem na primeira fase. A fórmula básica seria a dos times se enfrentarem na primeira fase, quatro irem para a semifinais e depois, mata-mata. Por tradição, o Carioca poderia manter a fórmula antes com dois turnos e a disputa das Taças Guanabara e Rio. 

Loading...

Loading...

 

 


Outros regulamentos

Região Sul

RS

1ª Fase - 14 clubes jogam em turno único. Oito times se classificam.

2ª Fase - 8 times se enfrentam em mata-mata de um jogo.

Semifinais – Mata-mata de ida e volta.

Finais - Mata-mata de ida e volta.

SC

1ª Fase – 10 clubes em turno único. Vence quem fizer mais pontos.

2ª Fase – 10 clubes em turno único. Vence quem fizer mais pontos.

Final – Campeão dos turnos se enfrentam em dois jogos.

PR

1ª Fase - 12 clubes em turno único. Oito se classificam.

2ª Fase - Mata-mata de Ida e volta.

Semifinais – Mata-mata de Ida e volta.

Finais - Mata-mata de Ida e volta.

Região Sudeste

MG

1ª Fase - 12 clubes se enfrentam em turno único. Quatro times se classificam.

Semifinais – Mata-mata de ida e volta.

Finais - Mata-mata de ida e volta.

ES

1ª fase – 10 clubes estão divididos em dois grupos de cinco, que jogam entre si em ida e volta. Classificam-se os três primeiros de cada grupo.

2ª fase – Equipes jogam um hexagonal de ida e volta. Os dois melhores vão para a final.

Final – Mata-mata de Ida e volta.

Região Centro-Oeste

MS

1ª fase – 12 clubes estão divididos em dois grupos de seis, onde se enfrentam em ida e volta. Quatro times de cada grupo se classificam.

2ª Fase - Mata-mata de Ida e volta.

Semifinais – Mata-mata de Ida e volta.

Finais - Mata-mata de Ida e volta.

MT

1ª fase – 12 clubes estão divididos em dois grupos de seis, que jogam entre si em ida e volta. Quatro times de cada grupo se classificam.

2ª Fase - 8 classificados estão divididos em dois grupos de quatro, que jogam entre si em ida e volta. Dois times de cada grupo se classificam.

Semifinais – Mata-mata de Ida e volta.

Finais - Mata-mata de Ida e volta.

DF

1ª Fase - 12 clubes em turno único. Oito se classificam.

2ª Fase - Mata-mata de Ida e volta.

Semifinais – Mata-mata de Ida e volta.

Finais - Mata-mata de Ida e volta.

Região Nordeste

BA

1ª fase - 12 clubes estão divididos em dois grupos de seis, que jogam contra os times de outros grupos em um turno. Classificam-se os quatro primeiros de cada grupo.

2ª Fase - 8 classificados estão divididos em dois grupos de quatro, que jogam entre si em ida e volta.

Semifinais – Mata-mata em jogo único.

Finais - Mata-mata de da e volta.

SE

1ª Fase - 10 clubes em turno único. Seis se classificam.

2ª Fase – Times jogam em turno e returno. Dois se classificam.

Finais - Mata-mata de Ida e volta.

PE

1ª fase – Oito clubes estão divididos em dois grupos de quatro, que jogam dentro do grupo em ida e volta. Classifica-se o primeiro de cada grupo.

2ª Fase – Santa Cruz, Sport, Náutico e Salgueiro e juntam aos dois times e jogam o hexagonal final em turno e returno. O time que fizer mais pontos é campeão.

RN

1ª Fase - 10 clubes em turno único.

Final da 1ª fase – Os dois melhores disputam o título em jogo único.

2ª Fase – 10 clubes em turno único (volta).

Final da 2ª fase – Os dois melhores disputam o título em jogo único.

Final – Campeão da primeira e segunda fase em jogos de ida e volta.

CE

1ª fase – 10 clubes estão divididos em dois grupos de cinco, que jogam entre si em ida e volta. Classificam-se os três primeiros de cada grupo.

2ª Fase – Os seis times são divididos em duas chaves e jogam contra a outra chave em turno e returno.

Semifinais – Mata-mata de Ida e volta.

Finais - Mata-mata de Ida e volta.

PI

1ª Fase - 8 clubes em turno único.

Semifinal da 1ª fase – Quatro times disputam vaga na final em ida e volta.

Final da 1ª fase – Times disputam o título do turno em ida e volta.

2ª Fase – 8 clubes em turno único (volta).

Semifinal da 2ª fase – Quatro times disputam vaga na final em ida e volta.

Final da 2ª fase – Times disputam o título do turno em ida e volta.

Final – Os campeões dos turnos jogam em ida e volta.

MA

1ª fase – 8 clubes estão divididos em dois grupos de quatro equipes, que jogam entre si em ida e volta. Classificam-se os dois primeiros de cada grupo.

Semifinal da 1ª fase – Quatro times disputam vaga na final em jogo único.

Final da 1ª fase – Times disputam o título do turno em jogo único.

2ª Fase – 8 clubes estão divididos em dois grupos de quatro, que jogam contra times de outros grupos em ida e volta. Se classificam os dois primeiros de cada grupo.

Semifinal da 2ª fase – Quatro times disputam vaga na final em jogo único.

Final da 2ª fase – Times disputam o título do turno em jogo único.

Final – Campeões de cada turno jogam a final em ida e volta.

Região Norte

PA

1ª fase – 10 clubes estão divididos em dois grupos de cinco, que jogam contra times de outros grupos em ida e volta. Classificam-se os dois primeiros de cada grupo.

Semifinais – Ida.

Finais – Ida.

RO

1ª Fase – 8 clubes em turno único.

Final da 1ª fase – Os dois melhores disputam o título em ida e volta.

2ª Fase – 8 clubes em turno único (volta).

Final da 2ª fase – Os dois melhores disputam o título em ida e volta.

Final – Campeão da primeira e segunda fase em ida e volta.

AC

1ª Fase – 8 clubes em turno único (o campeão está classificado para a final e dois últimos são eliminados).

2ª Fase – 6 clubes em turno único (campeão está classificado para a final).

Final – Campeão da primeira e segunda fase em ida e volta.

AM, AP, RR e TO ainda não definiram o regulamento.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário