one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Jogos dos Povos Indígenas

Imagem:

Compartilhar:

Conheça as modalidades esportivas dos Jogos Mundiais Indígenas

Criado em 20/10/15 18h52 e atualizado em 22/10/15 14h38
Por Portal EBC

As primeiras disputas dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas que serão realizados em Palmas começam nesta quarta-feira (21), com as partidas de futebol masculino e feminino. Nos próximos dias, entram em ação os atletas da natação, canoagem, atletismo, arco e flecha, arremesso de lança e cabo de força, além de jogos demonstrativos típicos das diferentes etnias. 

A competição vai reunir diferentes modalidades e as disputas estão divididas entre Jogos de Integração, que são esportes tradicionais praticados pela maioria dos povos indígenas brasileiros. E os Jogos de Demonstração, que são específicos de cada etnia.

Conheça um pouco mais sobre as modalidades:

Ronkrãn Peikrãn (peteca) Natação
Kaipy Jikunahati ou xikunahiti Jawari
Futebol Corrida de fundo Corrida de cem metros
Corrida com tora Canoagem Cabo de força
Arremesso de lança Arco e flecha Akô

Ronkrãn

Nessa modalidade é usada uma borduna, que é um instrumento de guerra em formato de bastão. Duas equipes formadas por dez atletas, em um campo de tamanho parecido com o de futebol, participam da disputa. Com a borduna em mãos, os atletas rebatem uma bola feita de coco, especialmente para esse esporte. O objetivo é fazer com que a bola ultrapasse a linha de fundo do campo do adversário.

Peikrãn (peteca)

Jogo tradicional e coletivo em que é  usada uma peteca feita de palha de milho pelos próprios atletas. Dispostos em círculo, os jogadores arremessam a peteca com a palma da mão. O objetivo é manter a peteca no ar passando de um atleta para o outro. Se um participante deixa a peteca cair, ele é perseguido pelos outros até que seja alcançado, para que o jogo recomece.

Natação

Nos Jogos Mundiais Indígenas essa modalidade acontece em águas abertas. São travessias de rios ou lagos em trechos de 500 a 800 metros. Vence aquele que cruzar primeiro o marco de chegada.

Kaipy

A habilidade de uso do arco e da flecha é muito valorizada entre os povos indígenas. Precisão e foco são fundamentais para o uso dessa ferramenta de caça e defesa. Nessa modalidade, o objetivo é atingir um alvo fixo ao chão, mas, antes disso, a flecha deve ser impulsionada por folhas de buriti, posicionadas próximo ao alvo, que funcionam como molas. O vencedor é o que consegue acertar o caule da folha com mais precisão e fazer com que a flecha retome a direção até o alvo.

Nessa modalidade é usada uma flecha em que a ponta é substituída por uma proteção de palha ou coco. Em um campo aberto, disputam duas equipes formadas por 15 ou mais atletas. No centro do campo, um participante de cada equipe provoca um adversário. O objetivo é flechar o oponente.Ao ser atingido o atleta deixa o campo, até que reste apenas o vencedor.

Jikunahati ou xikunahiti (futebol de cabeça)

Esse é um esporte tradicional, que já era praticado bem antes do contato com não-indígenas. É um jogo muito parecido com o futebol, mas no lugar dos pés, a cabeça conduz uma bola feita da seiva de mangabeira. Na arena, duas equipes de oito ou mais integrantes têm como objetivo arremessar a bola para o campo oposto. De acordo com as regras, se a bola não for rebatida por uma das equipes, a outra soma pontos. Ganha o que pontuar mais no final da partida, que dura 40 minutos

Jawari

Disputa praticada em um rito que acontece entre alguns povos indígenas. Antes do jogo começar, uma etnia convida a outra oferecendo bebida e alimentos. A disputa é entre um de cada etnia. Os atletas atiram dardos entre si, a uma distância de seis metros. O alvo é o corpo do outro competidor e o objetivo é atingi-lo, da cintura para baixo. Para proteger os atletas, as pontas dos dardos são cobertas por bolas de cera.

Futebol

Na cultura de algumas etnias, a modalidade é adaptada e recebe novas regras, como o katulaiwa, em que a bola é chutada com os joelhos. Nos jogos, as regras utilizadas são as mesmas da confederação brasileira de futebol. A única diferença é o tempo da partida. São 40 minutos para a masculina e 30 minutos para a feminina. A equipe vencedora da partida é classificada para a próxima etapa até a decisão final.

Corrida de fundo

Modalidade em que as diferenças entre os povos é celebrada, pois todos os atletas participantes correm ao mesmo tempo. O objetivo é percorrer um trajeto de cinco mil metros. As mulheres largam quinze minutos antes dos homens. Vence aquele que atravessar primeiro a linha de chegada.

Corrida de cem metros

Em uma pista de cem metros os atletas correm lado a lado após o sinal de largada. Nessa modalidade, o condicionamento físico e estratégia são fundamentais. Vence aquele que conseguir cruzar primeiro a linha de chegada.

Corrida com tora

Os povos indígenas valorizam bastante a força física. Entre as etnias, essa modalidade tem diferentes finalidades e é praticada em rituais e festas. O objetivo é completar duas voltas na pista da arena, carregando uma tora, que pode pesar até 120 quilos. As equipes são compostas por dez atletas e três reservas.O grupo que completar primeiro o percurso fica classificado para a próxima etapa, até chegar à equipe vencedora.

Canoagem

As canoas são fabricadas segundo a tradição de cada povo. Concorrem apenas duplas masculinas, com o objetivo de percorrer mil metros, em águas abertas. Vence a dupla que cruzar primeiro a linha de chegada.

Cabo de força

Para os povos indígenas a força física é uma característica que garante destaque. Por isso, essa modalidade é uma das mais esperadas durante os jogos. Cada equipe é compostas por dez atletas posicionados em fila. Duas equipes disputam em campos opostos. Um cabo atravessa os dois campos e é puxado em sentido oposto pelos grupos. Vence a equípe que conseguir trazer para o próprio lado a fita que demarca o meio do cabo.

Arremesso de lança

A lança é um instrumento de caça e também de defesa para grande parte dos povos indígenas. No esporte, cada atleta tem direito a três arremessos. A técnica corporal é muito importante para conseguir impulso.Quanto maior a distância alcançada, maior é a pontuação. 

Arco e flecha

Na tradição indígena, o arco e a flecha são usados para caça e pesca. Por isso, no esporte, o alvo tem formato de peixe. O tamanho do arco e o material da flecha variam entre as etnias. A uma distância de 30 metros, cada competidor tem direito a três tiros. A soma dos acertos classifica 12 atletas para a próxima etapa. No final, os três melhores desempenhos são os premiados.

Akô

Essa é uma modalidade muito parecida com o revezamento quatro por quatrocentos do atletismo. É um esporte que exige muita velocidade e preparo físico dos participantes. As equipes são formadas por quatro integrantes, dois deles correm em círculo, passando uma vareta de bambu de mão em mão.O objetivo é que cada atleta percorra cerca de cem metros até que o percurso seja concluído.  

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário