one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Caiu no Enem: professores comentam provas do 2º dia; tema da redação foi intolerância religiosa

Criado em 06/11/16 19h37 e atualizado em 08/11/16 16h08
Por Líria Jade Edição:Fernanda Duarte Fonte:Portal EBC

Neste domingo (6), os candidatos que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) resolveram questões sobre línguas, códigos e suas tecnologias e matemáticas e sobre suas tecnologias e também a redação.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) transmitiu pela web, rádio e TV o programa Caiu no Enem, após a realização das provas em cada dia. Professores convidados comentaram as provas e destacaram quais foram os principais temas cobrados, as surpresas e expectativas da edição 2016 do exame.

O programa especial deste domingo contou com os professores Domingos Fonteneles e Gustavo Candeia, que comentaram as 45 questões de matemática. Para analisar as 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, participam os professores Moisés, de inglês, e Ricardo Tobé, de espanhol. Além do professor Marcelo Freire que comentou a redação e as questões de Língua Portuguesa junto com a professora Zaira Dirani.

Leia também:

Enem: gabaritos saem na quarta e resultado final no dia 19 de janeiro

Confira o programa de sábado (5) na íntegra:

Veja aqui como foi o programa de domingo (6):

Confira a íntegra dos programas dos anos anteriores:

Caiu no Enem 2014

Caiu no Enem 2015

Redação

O tema da redação do Enem 2016 foi "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) no início desta tarde.

Para a professora Zaira Dirani, a redação contemplou um assunto contemporâneo e continuou na tendência de anos anteriores do Enem. Para o professor Marcelo Freire, este é um tema bastante atual. "O aluno do ensino médio deve ser estimulado a pensar este tipo de assunto", comenta Freire.

Zaira explica que a parte inicial do texto motivacional dá a entender que a redação “seria sobre ter ou não o direito de criticar religiões”. "O aluno deveria ler os textos até o final", completa. A professora acredita se no núcleo familiar o candidato aprendeu a respeitar as diferenças, isso se reflete em sua abordagem.

Como um caminho para a redação, o professor Marcelo Freire explicou que "a relação com o racismo é extremamente pertinente", diz. O professor ressaltou, ainda, a importância de não usar de radicalismos no texto.

"O candidato deveria entender que este é um problema social que existe. É inadmissível que o candidato não admita que há intolerância. Diante disso, o candidato deveria apresentar em sua introdução o que ele pensa: se é uma questão familiar, cultural ou perpassa a escola", explica Freire.

O candidato poderia usar a primeira pessoa do plural, por ser uma questão social e opinativa. A pergunta retórica pode ser usada como recurso de argumentação, contanto que se dê sequência a um raciocínio no texto, explicam os professores.

A redação é a parte da prova que costuma gerar mais expectativa nos candidatos.O texto de 30 linhas é corrigido por dois corretores, de forma independente. Cada um deles atribuirá uma nota entre zero e 200 pontos para cada uma das cinco competências definidas para o exame - a nota varia entre zero e mil pontos. Caso haja discrepância de mais de 100 pontos na nota geral ou de 80 pontos em qualquer uma das competências, a redação será corrigida de forma independente por outro corretor.

Segundo o MEC, em sete casos, o candidato pode ter a nota zerada:

1.ferir os direitos humanos;

2.fugir ao tema;

3.não atender à estrutura dissertativo-argumentativa;

4.deixar a "Folha de Redação" em branco;

5.escrever um texto com até sete linhas;

6.colocar palavrões ou palavras de calão e desenhos na redação ou;

7.ter uma parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

Na edição de 2015, mais de 53 mil candidatos tiraram zero na redação do Enem.

Veja a lista dos dez últimos temas da redação do Enem:

2007 O desafio de se conviver com as diferenças

2008 Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar

2009 O indivíduo frente à ética nacional

2010 O trabalho na construção da dignidade humana

2011 Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado

2012 Movimento imigratório para o Brasil no século 21

2013 Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

2014 Publicidade infantil em questão no Brasil

2015 A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

2016 Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Linguagem

Para a professora Zaira, a prova estava mais difícil que a anterior. Uma das questões esperadas pela professora era sobre as funções de linguagem.

A tendência do Enem continua com o foco em autores hispano-americanos. Uma das questões destacadas no programa foi sobre o texto de Júlio Cortázar.

A comparação entre literatura e arte, imagem e texto, também foi uma das questões destacadas pelos professores.

Já a prova de inglês exigiu muito conhecimento de vocabulário, para o professor Moisés. Para ele, as questões de inglês trouxeram termos gramaticais e alguns "pegas".

Para o professor de espanhol Ricardo Tobé, ficou claro que na prova de espanhol é uma tendência um aumento do grau de dificuldade. Ele destaca que a interpretação e conhecimento da língua e aplicação de termos em espanhol como desafios da prova.

Matemática

As questões de matemática exigiam muita interpretação de todos os elementos da questão, explica o professor Domingos Fonteneles. Ele destacou a questão dos pneus radiais, a questão fala das dimensões e qual seria a melhor opção para o cliente, inclusive quanto á segurança do carro. A Aplicação das questões em realidades do dia a dia foi destacada pelo professor.

A questão sobre o ábaco envolvia interpretação de texto. Para o professor Gustavo Candeia, o enunciado disponibilizava todo o necessário para que o aluno chegasse à resposta. Para os professores seria importante que o aluno estivesse atento às unidades de medida no enunciado.

Para os professores a dificuldade do Enem este ano era a interpretação do texto do enunciado e não a complexidade matemática. Probabilidade combinatória voltou a cair no Enem, destacam os professores.

Muitos candidatos ficaram em dúvida sobre a questão de matemática sobre ângulos que trazia a figura de uma cadeira. Para o professor, vale observar que o X é para quem teria uma vista frontal da cadeira aberta. Logo, o aluno deveria procurar uma opção que não tivesse o X.

Divulgação dos gabaritos

De acordo com o edital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados no site do Enem até 9 de novembro. Os resultados individuais ainda não têm data confirmada para divulgação.

A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); bolsas na educação superior privada, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); além de ser requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário