one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Passo-a-passo: uma mãozinha para fazer sua inscrição no Sisu

Criado em 11/01/16 17h51 e atualizado em 12/01/16 13h05
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Quem pretende conseguir uma vaga em uma instituição pública de ensino superior usando a nota do Enem já pode fazer a sua inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste a meia-noite desta segunda-feira. São mais de 228 mil vagas em 131 instituições de todo o país, e no sistema, disponível na web e também em um aplicativo para celular e tablet, é possível verificar toda a oferta.

Para que você, candidato do Sisu, não fique perdido em meio a tanta informação, confira um passo-a-passo para entender como fazer a sua inscrição:

1. Tenha o seu número de inscrição no Enem

Para verificar a sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na última sexta-feira, você precisava apenas acessar o site do Enem e se conectar utilizando o seu número de CPF e senha. No sistema do Sisu, no entanto, é obrigatório ter em mãos o seu número de inscrição do exame. Ele está logo acima do seu nome na tela em que você acessou o boletim de desempenho. Anote-o e mantenha sempre com você!

Sisu 2016: o número de inscrição está disponível no seu boletim de desempenho
Sisu 2016: o número de inscrição está disponível no seu boletim de desempenho. Imagem:Reprodução/MEC

2. Acesse o site do Sisu

O endereço do site do Sisu é diferente: http://sisu.mec.gov.br/. Lá você pode entender como a seleção funciona, tirar dúvidas e acompanhar as datas de inscrições, divulgação dos resultados e prazos para matrícula. Ao clicar em "Fazer inscrição", você terá acesso à página de login.

Página inicial do Sisu: Ao clicar em "Fazer inscrição", você terá acesso à página de login
Página inicial do Sisu: Ao clicar em "Fazer inscrição", você terá acesso à página de login. Imagem: Reprodução/MEC

3. Que comecem os jogos!

Para se conectar ao sistema, você deverá preencher os campos indicados com seu número de inscrição e a senha do Enem. A senha é a mesma que você usou para acessar suas notas no site do Enem.

Página de acesso ao Sisu: basta preencher com o número de inscrição e senha
Página de acesso ao Sisu: basta preencher com o número de inscrição e senha. Imagem: Reprodução/MEC

Após se conectar, você verá a página em que aparecem as suas opções de curso. Cada pessoa pode escolher dois cursos diferentes. Não é possível escolher a segunda opção antes da primeira.

Sisu: Cada pessoa pode escolher dois cursos diferentes
Sisu: Cada pessoa pode escolher dois cursos diferentes. Imagem: Reprodução/MEC

4. Escolha seu curso

Ao clicar em "Fazer inscrição na 1ª opção", você terá acesso à página em que é possível buscar o seu curso pelo nome, pela instituição de ensino ou pela localidade:

Sisu: é possível buscar cursos por nome, instituição de ensino ou localidade
Sisu: é possível buscar cursos por nome, instituição de ensino ou localidade. Imagem: Reprodução/MEC

Ao clicar em uma das opções da listagem, você verá quantas vagas são oferecidas para o curso desejado naquela instituição; além de saber quais delas são destinadas a cada uma das vagas destinadas a ações afirmativas:

Sisu 2016: a UFRJ, por exemplo, oferece 100 vagas para o curso de medicina; metade delas para cotas
Sisu 2016: a UFRJ, por exemplo, oferece 100 vagas para o curso de medicina; metade delas para cotas. Imagem: Reprodução/MEC

Ao escolher o curso, você será direcionado à página em que poderá escolher a modalidade na qual deseja concorrer.

Sisu 216: escolha em qual modalidade você deseja concorrer
Sisu 2016: escolha em qual modalidade você deseja concorrer. Imagem: Reprodução/MEC

5 - Fique atento à documentação exigida

No próximo passo, você poderá ver qual é a documentação exigida para matrícula no curso e modalidade que escolheu. Preste atenção a todos os requisitos, como comprovantes de renda - para os casos em que a modalidade exige - e outros itens como o certificado de conclusão do ensino médio. Se ao final do Sisu você ficar entre os aprovados, não poderá fazer a matrícula na instituição na falta de um desses documentos.

Sisu: fique atento à documentação exigida em cada curso
Sisu: fique atento à documentação exigida em cada curso. Imagem: Reprodução/MEC

6. Primeira opção: ok! Escolha seu plano B

Sisu: Confirmação de escolha da primeira opção de curso
Sisu: Confirmação de escolha da primeira opção de curso. Imagem: Reprodução/MEC

O processo de escolha é o mesmo para a primeira opção. Você pode escolher o mesmo curso em outra instituição; outro curso na mesma instituição; ou outro curso em oura instituição, como nós fizemos. 

A sua nota é calculada automaticamente, de acordo com os pesos estabelecidos pela instituição, à medida que você escolhe os cursos. Por isso elas podem ser bastante diferentes, mesmo baseadas no mesmo desempenho.

Sisu 2016: A sua nota é calculda automaticamente e aparece na página de aocmpanhamento da inscrição
Sisu 2016: A sua nota é calculada automaticamente e aparece na página de acompanhamento da inscrição. Imagem: Reprodução/MEC

7. Agora é torcer!

Todos os dias, às 9h, o Sisu vai divulgar as notas de corte dos cursos. Ou seja: vai ser possível saber em que posição você está na disputa por aquela graduação. Se não estiver dentro do número de vagas disponíveis; você poderá escolher outro curso enquanto durar o período de inscrição. O prazo final para fazer qualquer mudança é 23h59 do dia 14 de janeiro (quinta-feira).

Você também pode acompanhar os resultados pelo aplicativo do Sisu, mas lembre-se: na ferramenta, não é possível fazer alterações na sua inscrição. Suas escolhas só podem ser trocadas no próprio site do Sisu.

Fique de olho e cruze os dedos para conseguir sua vaga. Boa sorte!

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário