one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Enem: número de redações nota 1000 é o menor desde 2013

Criado em 12/01/16 22h22 e atualizado em 13/01/16 11h10
Por Fernanda Duarte* Edição:Líria Jade Fonte:Portal EBC

O número de candidatos que tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o mais baixo desde 2013, quando o Ministério da Educação (MEC)  fez mudanças no edital para tornar a correção da prova mais rigorosa e fazer com que textos com inserções de conteúdos que não tenham a ver com a proposta da redação, como receita de preparo de miojo e hino do Palmeiras, pudessem ser penalizados, comprometendo a proposta de redação, ao contrário do que vinha acontecendo até então.

De acordo com os dados divulgados pelo MEC, apenas 104 redações obtiveram nota mil na última edição do Enem, o que representa apenas 0,002% do total de participantes do exame. Em 2014, foram 250 candidatos com nota mil, mais que o dobro do registrado em 2015, e o equivalente a 0,004% dos participantes da prova no período. Em 2013, o número é ainda maior: 481 candidatos obtiveram nota mil na redação. O número é relativo a 0,009% dos participantes da prova e quase cinco vezes mais que o registrado no Enem 2015.

Leia também:

Nota do Enem: entenda como é calculada e para que serve

Em entrevista coletiva realizada ontem (11), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante apontou que o desempenho dos candidatos na redação do Enem "foi bastante razoável". Segundo ele, nesse ano diminuiu bastante a necessidade do terceiro corretor, o que mostra uma melhor capacitação dos profissionais que atuam na correção.

O ministro ainda disse que a divulgação das notas de redação este ano incluiu apenas os estudantes que fizeram a prova. No ano passado, os que deixaram a redação em branco foram computados entre os que tiraram zero, inflando o número. Em 2015, 53.032 participantes tiraram a nota zero na redação. Em 2014, esse número foi de 529.373 candidatos.

Tema mais difícil

Para o professor de língua portuguesa Marcelo Freire, do Colégio JK, em Brasília, uma das prováveis causa da diminuição do número de notas mil na redação do Enem foi a dificuldade dos participantes de interpretar a proposta de texto. Ele avalia que o tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” pode ter confundido muitos estudantes. “A violência contra a mulher não é um assunto que as pessoas não tenham um mínimo de conhecimento, não tenham visto nada na mídia. Mas a proposta de redação em si não foi fácil. Ela exigia que o candidato, mais do que conhecer o tema, soubesse interpretar a proposta. Assim, quem escreveu sobre a violência da mulher deve ter perdido pontos, pois a proposta pedia para dissertar sobre a persistência da violência da mulher no país”, explica o professor.

O aluno também não deveria focar no feminismo. Para Freire, o feminismo poderia ser usado como um dos argumentos no desenvolvimento da redação, mas focar nisso configuraria fuga ao tema.

A correção da prova de redação avalia cinco competências: domínio da norma padrão da língua escrita; compreensão da proposta de redação; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação; elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve divulgar até o final desta semana um balanço dos principais motivos das notas zero na redação do Enem.

Nota mil na redação do Enem

2015: 104 candidatos (0,002% do total de participantes)

2014: 250 candidatos (0,004% do total de participantes)

2013: 481 candidatos (0,009% do total de participantes)

Temas das redações do Enem

2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

2013: Os efeitos de implantação da Lei Seca no Brasil

Confira vídeo sobre a prova de redação do Enem 2015:

* Com informações do MEC e do Inep

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário