one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Teachers College prepara professor para ser agente de transformação com a tecnologia

Criado em 01/12/15 11h34 e atualizado em 01/12/15 11h58
Por Vinícius de Oliveira Fonte:Porvir

A pressão e a necessidade para integrar tecnologia à sala de aula aumentam a cada dia. Por sua vez, o professor precisa evitar a armadilha de fazer de sua classe uma vitrine de dispositivos e ferramentas digitais para que a aula não seja uma simples digitalização de velhos métodos. Essa é uma das filosofias por trás do trabalho no Center for Technology & School Change (Centro de Tecnologia e Transformação escolar) do Teachers College da Universidade de Columbia, instituição localizada Nova York, nos Estados Unidos, que é referência em formação de professores.

Crianças usando computador em sala de aula
Foto: Lucélia Ribeiro/Creative Commons

No programa de dois anos denominado Technology Specialist (Especialista em Tecnologia), futuros professores são preparados a se tornar agentes de transformação e têm contato com metodologias que envolvem o uso de programação, aprendizagem colaborativa, desenho de currículo e desenvolvimento de projetos, além de terem que cumprir 100 horas de estágio em escolas e ter oportunidade de observar como facilitadores da instituição vão a campo atuar junto a outros professores e diretores. O currículo de cursos eletivos também é bastante amplo e inclui produção de vídeo, modelagem em 3D, uso de dados para criar mapas interativos e criação de sites.

Para transformar a sala de aula em um espaço engajador, o centro ajuda futuros professores a entenderem como a tecnologia pode apoiar metodologias centradas no aluno. Entretanto, em vez de se preocupar em acompanhar avidamente o lançamento de novos dispositivos, a professora Dra. Ellen Meier explica em entrevista ao Porvir que a maior preocupação é resolver como as tecnologias se integram à sala de aula.

“Eu não gosto de pensar em tecnologia per se [por si só], mas como essas novas ferramentas podem ser úteis para o ensino e o aprendizado”.

Criado há oito anos, o programa é aberto a alunos de diferentes origens acadêmicas e atende tanto aqueles que desejam um certificado inicial, quanto os que já estão em sala de aula e têm de passar por uma formação continuada para obtenção de uma certificação profissional, requisito para dar aulas em alguns estados americanos. Em comum, ambos terão contato com a estratégia para que os permita repensar procedimentos. “Colocamos em prática um programa de formação para levar aos professores um processo de design, ou seja, eles não podem usar o que sempre fizeram e só adaptar tecnologia”, diz Meier. O design, aliás, é um dos três eixos do modelo que ainda leva em conta situar o participante do programa mais perto da realidade de professores e escolas e promover liderança para apoiar gestores e colocar professores como agentes de mudança.

Para o projeto final da formação inicial, alunos podem desenvolver projetos de plataformas para formação de outros professores, para comunicação entre a comunidade escolar ou mesmo documentar aprendizado com tecnologia. “No Teachers College, temos muitos recursos audiovisuais em nossas salas de aula e duas delas foram desenhadas como espaços onde professores podem testar a interatividade”, diz Meier. Nessas ambientes, os trabalhos são exibidos em grandes TVs instaladas nas paredes para potencializar a colaboração. “Com muita frequência tenho estudantes trabalhando em grupos para resolver problemas. Eles exibem seu trabalho em uma dessas telas e plugam seus iPads e computadores para explicar o que fizeram para o restante da classe”. Mais recentemente, conta Meier, uma de suas turmas produziu pequenos vídeos nas escolas onde cumprem as horas de estágio necessárias. “Depois compartilharam com os demais e foi possível ligar a literatura com o que eles captaram em imagens. São coisas simples, mas poderosas se você planeja fazer coisas que não conseguia antes”.

Um outro ponto que o programa do Teachers College destina atenção é como prover novas formas de avaliar e evitar que no final do processo a inovação seja impedida de adentrar as escolas por conta da aposta em testes de múltipla escolha para aferir conhecimento. “A avaliação direciona muito a maneira com que se ensina. A não ser que mudemos nossas avaliações nunca mudaremos o jeito que ensinamos”, diz Meier. No lugar de responder a, b, c, d ou e, os alunos são orientados a ir além dos fatos puros e simples. “Minha faceta preferida desse programa é a que pede que o aluno desenhe uma avaliação que avalie a empatia em determinada situação, como aquelas [dos atentados terroristas] de Paris. Se você foca no entendimento, muda a conversa da memorização para os conceitos e as grandes ideias”.

“A avaliação direciona muito a maneira com que se ensina. A não ser que mudemos nossas avaliações nunca mudaremos o jeito que ensinamos”

Apesar de focado na tecnologia, a representante do Teachers College diz que o curso não busca alunos considerados inovadores, primeiro nível da curva de inovação usada pelo pesquisador americano Everett M. Rogers (1931-2004) para caracterizar adoção de uma novidade. Segundo ela, isso seria “loucura”. “Buscamos os primeiros adeptos, aqueles ouvem pessoas e veem que podem usar suas ideias. Essas pessoas se dispõem a enfrentar riscos e querem aprender”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário