one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Caiu no Enem: redação contribuiu para discussão da violência contra a mulher

Criado em 25/10/15 21h26 e atualizado em 25/10/15 23h05
Por Portal EBC

No segundo dia de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a redação chamou a atenção ao propor o tema "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira". A divulgação do tema. feita pelo Ministério da Educação, por volta das 13h deste domingo (25), rapidamente viralizou na internet e gerou polêmica nas redes sociais

Os professores Zaira Dirani e Marcelo Freire avaliaram, durante o programa Caiu no Enem, exibido hoje (25) pela Empresa Brasil de Comunicação em seus veículos de rádio, TV e web, que o tema foi bastante pertinente como proposta de redação e também como contribuição para a discussão de um problema que a sociedade enfrenta. "A redação do Enem é sempre um problema social", ressaltou Freire, que lembrou a atualidade do assunto, com a sanção da Lei do Feminicídio em março deste ano. "Como é que tendo já a Lei Maria da Penha, temos números de violência contra a mulher como os apresentados na prova?", questionou ele.

Além disso, a questão da violência da mulher se apresenta como uma situação do dia a dia, que é uma das características do exame. "Nós vivemos em uma sociedade patriarcal, onde as mulheres são consideradas como minoria, vivem agressões domésticas, recebem menos [no trabalho]. Então, foi um tema muito ligado ao cotidiano dos candidatos. Muitos deles, inclusive, vivenciam essa situação em casa", afirma a professora Zaira.

Sobre a elaboração da redação propriamente dita, Freire disse que era importante atentar que a redação não era sobre a violência contra a mulher em geral, mas sobre a persistência dessa situação. "O aluno tinha que focar na palavra 'persistência'. Esse era o diferencial do tema." Segundo ele, era preciso entender que alguns passos foram dados no combate à violência contra a mulher, mas que ainda havia muito a se avançar nessa causa.

O aluno também não deveria focar no feminismo. Para o professor, o feminismo poderia ser usado como um dos argumentos no desenvolvimento da redação, mas focar nisso configuraria fuga ao tema.

A  professora Zaira lembrou também que no desenvolvimento da dissertação argumentativa você não deve concordar ou discordar do tema, mas argumentar sobre o tema proposto. "Sem contar que a prova poderia ser anulada caso o candidato acabasse por expor alguma ideia que ferisse os direitos humanos."

Assista ao comentário:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário