one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brinquedos adaptados para crianças com deficiência visual

Imagem:

Compartilhar:

Inclusão: número de pessoas com deficiência nas escolas cresce 381% em 12 anos

Criado em 21/09/15 17h34 e atualizado em 21/09/15 17h41
Por Portal Brasil

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta segunda-feira (21), o País tem o que comemorar. De 2003 a 2014, a inclusão na Educação Básica brasileira passou de 29% para 79%, o que significa um crescimento de 381%. O número de estudantes nesse nível saiu de 145.141 no início da década chegando atualmente a 698.768.

A política de inclusão do Brasil também atingiu o Ensino Superior, que registrou um aumento de 475%, passando de 5.078 para 29.221 alunos ingressos nos últimos 12 anos.

Segundo Martinha Dutra dos Santos, diretora de Políticas de Educação Especial da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação, a comemoração não é no sentido de festejar, mas de marcar a data.

“Antes, vivíamos um apartheid, pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social, distante da escolarização. Organizações não governamentais substituíam o Estado, que se desincumbia de seu dever.”

Os números da estrutura de atendimento também impressionam. São 42 mil escolas beneficiadas com salas de recursos multifuncionais; aquisição e disponibilização de 2.307 veículos para transporte escolar acessível em 1.541 municípios; criação de 30 centros de formação de profissionais da educação e atendimento de pessoas com surdez; 55 centros de apoio pedagógico às pessoas com deficiência visual e financiamento de núcleos de acessibilidade nas instituições federais de Nível Superior.

A gestora analisa que esses números são eloquentes: “mostram o processo de construção de um novo paradigma de sociedade, com cidadania, distante do modelo de tutela, de caridade e assistencialismo.”

Para Martinha, a última década foi de conquista dos movimentos sociais em defesa da inclusão da pessoa com deficiência na educação. “Este é um momento de reconhecer um novo cenário social no Brasil”, afirma.

Os números corroboram a fala da diretora. Não só em infraestrutura, mas também no aspecto pedagógico, a inclusão de pessoas com deficiência avançou nos últimos 12 anos.

Foram criados 30 cursos de Letras/Libras que oferecem anualmente 2.250 vagas para formação de professores, tradutores e intérpretes, e disponibilizados 114 títulos em Braile, 383 em Mecdaysi e 13 obras em Libras/Língua Portuguesa.

O Brasil ratificou como Emenda Constitucional a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU que, em seu artigo 24, afirma o dever do Estado de assegurar um sistema educacional inclusivo em todos os níveis.

“À sociedade cabe promover a acessibilidade e possibilitar independência e participação plena em todos os aspectos da vida às pessoas com deficiência”, disse o ministro da Educação Renato Janine.

No pronunciamento em comemoração da data, o ministro observou que o conjunto de ações provocou uma “vertiginosa mudança” na educação brasileira.

“Por tudo isso, hoje é dia de celebrar essas valiosas conquistas sem, contanto, perder de vista os desafios que devem nos fazer avançar, continuamente, rumo à construção de uma sociedade em que todos podem conviver e aprender juntos”, finalizou Janine.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário