one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estudantes em aula na Universidade de São Paulo (USP)

Imagem:

Compartilhar:

Projeto regulamenta empresas juniores de universidades

Criado em 18/08/15 17h12 e atualizado em 18/08/15 17h25
Por Câmara Notícias

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou a regulamentação de empresas juniores – aquelas criadas por universitários no âmbito da instituição de ensino superior para desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos. Trata-se do Projeto de Lei 8084/14, do Senado.

O texto foi aprovado com três emendas da relatora, a deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), que alterou o projeto original para definir a relação entre a empresa e a instituição de ensino superior.

A universidade terá autonomia para definir, por normas internas, como será o reconhecimento da empresa júnior, mas o regulamento deverá ser elaborado com representantes das empresas.

Relação empresa-universidade 

A proposta aprovada também traz regras mínimas para a relação empresa-universidade: a instituição de ensino poderá ceder espaço físico gratuito à sede da empresa júnior; as atividades dessas empresas serão inseridas como atividades de extensão no conteúdo acadêmico dos cursos; o plano acadêmico da empresa deverá ser elaborado pelos alunos com a participação do professor orientador e deverá ser referendado por órgão colegiado da instituição de ensino. Esse plano terá de reconhecer a carga horária do professor-orientador no projeto de extensão.

Outros ajustes foram feitos para ampliar a área de atuação das empresas juniores. O texto original define que as empresas somente podem prestar serviços que estejam inseridos no conteúdo programático específico do curso a que está vinculada. A redação aprovada pela comissão permite prestação de serviços que sejam relacionados a esses conteúdos, não necessariamente inseridos na grade curricular.

Incentivo ao empreendedorismo 

A relatora destacou que a proposta foi objeto de audiência pública na Câmara, o que permitiu o aperfeiçoamento do texto. Várias mudanças propostas foram sugeridas pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). 

Para a deputada, o mérito educacional das empresas juniores é incontestável, já que proporcionam experiências aos alunos de maneira original. “As iniciativas em favor da instituição e a disseminação das empresas juniores estão bem sintonizadas com o movimento mais geral de incentivo ao empreendedorismo, tendência importante no mundo contemporâneo globalizado, não só por suas implicações na economia e no mercado de trabalho, mas também por suas implicações sociais”, defendeu.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Confira a íntegra da proposta.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário