one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Arquivo/Rafael Neddermeyer/Câmara dos Deputados

Compartilhar:

Pode Cair no Enem: saiba como atualidades podem aparecer na prova

Criado em 21/07/15 11h22 e atualizado em 23/10/15 12h24
Por Portal EBC

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio têm a esrutura baseada na multidisciplinaridade - reunião das várias disciplinas tradicionais do currículo escolar - relacionada a temas e aspectos do cotidiano. As questões exigem que os candidatos tenham pensamento crítico e saibam pensar o que é cobrado de forma contextualizada.

Questões Enem: prepare-se treinando com provas antigas

Para ajudar os participantes do exame na preparação, o programa Todas as Vozes, da rádio MEC AM do Rio de Janeiro, transmite todas as segundas-feiras, às 9h10, o quadro Pode Cair no Enem. Nele, professores comentam de forma didática temas atuais que estão no noticiário nacional e internacional.

Abaixo, você pode ouvir as entrevistas que já foram ao ar em 2015:

06/07: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 25 anos

Os debates em torno da redução da maioridade penal e os 25 anos do ECA têm movimentado o congresso Nacional e as redes sociais este ano. O tema pode aparecer na prova, e é necessário ter atenção para evitar equívocos. O professor Renato Pellizzari, coordenador de vestibular do Colégio QI, falou sobre o tema:

13/07: Vacinação e movimentos de boicote às campanhas de imunização

A vacinação pode estar presente no Enem, tanto na redação quanto nas questões de biologia, com reflexões que vão desde o funcionamento da imunização no organismo, até campanhas que buscam questionar o processo e boicotar campanhas. "O estudante tem que ter cuidado com análises pessimistas sobre as políticas de imunização. De um modo geral e em diferentes momentos de nossa história, a mobilização de governantes, imprensa e sociedade civil obteve ótimos resultados se comparados com os de outros países do chamada terceiro mundo", destaca José Drummond, professor do curso on-line QG do Enem. Ouça a entrevista completa:

20/07: Diferenças entre parto normal ou cesariana podem ser tema da redação

Em julho, entraram em vigor as novas regras da ANS para incentivar o parto normal. O assunto gerou muitas discussões, e como a redação do Enem costuma abordar questões atuais e polêmicas, essa pode ser uma boa aposta, afirma Amanda Nogueira, professora de biologia e diretora de unidade do Sistema Elite de Ensino de Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. "O Enem geralmente trabalha com esses temas ligados a atualidades", comenta. Atualmente, quase 95% dos partos no Brasil são cesáreas - boa parte delas, sem necessidade. Confira na íntegra a entrevista com dicas de como abordar alguns aspectos do assunto:

27/07: Chegada da sonda New Horizons a Plutão

Assuntos como a força gravitacional de Plutão e velocidade da sonda New Horizons podem aparecer nas perguntas das provas de duas áreas do conhecimento e na redação do Exame Nacional do Ensino Médio. Segundo Alfredo Sotto, professor de física do curso QG do Enem, "É tradição do Enem tratar de temas atuais e a chegada da sonda provocou grande repercussão na internet. Uma pergunta sobre a relação entre velocidade e tempo de chegada no destino também pode surgir". Ouça a entrevista completa:

 03/08: Racismo na Internet

Os últimos casos divulgados pela imprensa envolvendo racismo no Brasil e no mundo podem inspirar o tema da redação e de perguntas das provas objetivas nas áreas do conhecimento do Exame Nacional do Ensino Médio. O professor Maurício Martins, coordenador de Atualidades do curso online 'Descomplica', explicou como a sociedade trata o assunto e quais são as origens da intolerância racial. Destacou também de que forma as redes sociais têm dado grande dimensão ao problema, com manifestações racistas frequentes. Ouça a entrevista completa e confira dicas e orientações sobre a abordagem do tema:

 

10/08: Estatuto das Pessoas com Deficiência

A situação das pessoas com deficiência no país ganharam destaque na mídia com a aprovação recente do Estatuto das Pessoas com Deficiência. O professor Otto Neto, coordenador de preé-vestibular do sistema Elite de ensino, explica como o tema e seus desdobramentos, diretamente ligado à garantia dos direitos fundamentais do indivíduo, podem ser abordado na redação ou em questões da prova do Enem. Ouça a entrevista: 

 

24/08: Retomada diplomática entre Estados Unidos e Cuba

A aproximação “histórica” e restabelecimento das relações diplomáticas dos Estados Unidos com o regime de Havana foi um dos grandes acontecimentos de 2015. Os dois países, separados apenas por 150 quilômetros pelo Estreito da Florida, não mantinham relações diplomáticas oficiais desde 1961. Em 1962, o governo dos Estados Unidos, depois do fracasso da invasão à ilha, para tentar derrubar o regime de Fidel Castro em 1961, impôs um embargo econômico, comercial e financeiro contra Cuba, cujo fim está sendo negociado pelas duas nações atualmente. O professor Carlos Davi, do Colégio Aris de Sá Cavalcante, em Fortaleza (CE), mostra como o assunto pode cair na prova do Enem. Confira na entrevista:

 

31/08: Crise econômica

Um dos assuntos que dominaram o noticiário este ano foi a crise econômica. Alta do dólar, aumento da inflação, recessão econômica. Para o professor de sociologia Demétrius Oliveira, do curso on-line Aula Livre, de Porto Alegre, o assunto pode aparecer na prova do Enem relacionado à alguma situação do dia a dia, como é a característica da prova, buscando ver a capacidade de análise do contexto histórico, social, político e econômico e a habilidade de articulação de ideias do candidato. Ouça a entrevista:

 

 14/09: Música popular brasileira

70 anos do nascimento de Raul Seixas, 25 anos da morte de Cazuza. 2015 teve várias efemérides relacionadas com o mundo da música, cuja temática pode aparecer em questões ou na redação do Enem. O professor Henrique Fleury, diretor do HVF Cursos, também destaca outras polêmicas da cena musical, como a questão dos direitos autorais e a liberdade de expressão, que podem surgir na prova. Confira as dicas sobre o assunto na entrevista:

 

21/09: Energia

A produção de energia é tida como estratégica para os governos, uma vez que está extremamente ligada à capacidade de atender e incentivar o desenvolvimento das atividades industriais. Essa questão hoje também é permeada pela discussão da sustentabilidade e o desafio de expandir a produção de energia limpa, a partir de recursos renováveis. Como o govero fez grandes investimentos no setor, inclusive com a polêmica construção da usina de Belo Monte, o professor de geografia, Luiz Felipe Oliveira, o "Lufe", do curso on-line QG do Enem, avalia que o tema energia tem grande probabilidade de cair no Enem. Confira a entrevista: 

 

05/10: Justiça "com as próprias mãos"

Uma onda de arrastões nas praias do Rio de Janeiro trouxe à tona o discurso de muitas pessoas que defendem a "justiça com as próprias mãos". Um comportamento preocupante, uma vez que o Brasil é um dos campeões de casos de linchamento no mundo e casos desse tipo ferem os direitos humanos. O tema pode aparecer na prova do Enem, inclusive como tema da redação no exame. No áudio abaixo, o professor Maurício Martins, coordenador de atualidades do curso on-line Descomplica, fala como o tema pode ser cobrado.

 

13/10: Segunda Guerra Mundial

O ano de 2015 marca os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial; evento que provocou muitas mudanças geopolíticas em todo o globo. O professor de geografia Giordano Fontoura Bombardelli, do Aula Livre, fala sobre os motivos que levaram ao conflito e do cenário pós-gerra; dando dicas sobre as formas que o tema pode aparecer no exame. Ouça:

22/10: Diferença entre refugiados e imigrantes

Tema recorrente ao longo de 2015, o grande fluxo de refugiados pelas guerras pode aparecer em questões de geografia do Enem. No entanto, é importante prestar atenção ao conceito da palavra:"refugiada é aquela pessoa que foi obrigada a deixar o local de origem por causa de guerras, fome, etc. É um dos tipos possíveis de imigração. Ou seja, nem todo imigrante é refugiado", explica o professor Orlando Stiebler, do curso on-line QG do Enem. Ouça:

No mosaico abaixo, reunimos conteúdos do Portal EBC sobre o exame com dicas importantes para a sua preparação se preparar para o grande final de semana. Lembre-se de que antes do dia da prova, além de estudar, é importante ficar por dentro de todas as informações importantes que estão no edital.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário