one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Limite de estudantes por turma vai de 25 a 35 alunos, dependendo da etapa educacional

Imagem:

Compartilhar:

Currículo escolar australiano pode servir de base para o Brasil

Criado em 10/06/15 20h51 e atualizado em 10/06/15 20h48
Por Mariana Tokarnia Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O currículo escolar nacional australiano pode inspirar a construção da base comum curricular do ensino básico no Brasil. Além de ser um país dividido em estados ou territórios, nos quais as decisões educacionais são tomadas, como no Brasil, a construção da base curricular na Austrália é recente e baseou-se nas melhores experiência do mundo. O currículo prevê que os estudantes desenvolvam desde habilidades numéricas à criatividade.

A questão foi tratada em seminário na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE-PR), do qual participaram o ex-presidente do Conselho de Administração da Autoridade Australiana de Currículo, Avaliação e Relatório (Acara), Barry McGaw, e o diretor executivo da Acara, Robert Randall.

No Brasil, a definição de uma base nacional comum curricular está no Plano Nacional de Educação (PNE) sancionado no ano passado pela presidenta Dilma Rousseff. O PNE estabele metas e estratégias para os próximos dez anos, de modo a melhorar a educação. Entre as estratégias está a base nacional comum, que definirá os objetivos de aprendizagem para cada ano do ensino fundamental e médio.

Segundo o ministro da SAE, Mangabeira Unger, a ideia não é copiar, mas debater uma experiência que classifica como "uma das mais interessantes do mundo".

O modelo australiano define competências a serem desenvolvidas pelos alunos, que vão de letramento e habilidades numéricas a pensamento crítico e criativo. Incluem também capacidade de informação e comunicação tecnológica, capacidades pessoais e sociais, compreensão ética e compreensão intercultural. Todas essas habilidades são trabalhadas em oito áreas de aprendizagem: inglês, matemática, ciências, ciências humanas e sociais, artes, tecnologias, educação física e línguas.

Há ainda três temas transversais prioritários, que são história e cultura dos aborígenes e dos indígenas das ilhas Straights, sustentabilidade e Ásia e engajamento da Austrália com a Ásia. "O currículo define o que os alunos precisam aprender, não define como os professores devem ensinar. Isso é responsabilidade dos professores", explica Randall.

McGaw acrescenta que o currículo pretende elevar o nível de todas as escolas, "Sabemos que algumas escolas terão mais dificuldade na implantação, mas deve ser uma aspiração. Não devemos ter uma versão mais fácil", diz. O debate para construção do currículo começou em 2009 e a base comum terminou de ser implantada em toda a Austrália no ano passado. Pela proposta, 80% da semana nas escolas deve ser para o currículo escolar nacional. Os demais 20% são para que cada unidade desenvolva atividades de interesse local.

Mangabeira diz que no Brasil é preciso romper com o que chama de enciclopedismo, pelo qual os estudantes decoram o conteúdo, em vez de aprender. "Temos pelo menos dois caminhos", diz ele. "No primeiro, uma enciclopedia grande é substituída por uma menor [reduzindo as disciplinas e os conteúdos]. O segundo é superar o enciclopedismo de uma vez por todas e ter um ensino pautado no desenvolvimento de competências analíticas, como a interpretação de texto e raciocínio lógico". O ministro defende um debate amplo com o maior número de participantes.

De acordo com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, uma proposta inicial para a base nacional comum deve ser apresentada em dois meses. No programa Roda Viva, de segunda-feira (8), Janine disse que o Ministério da Educação, no âmbito da Secretaria de Educação Básica, tem 29 comissões para tratar das disciplinas que poderão integrar a base. A discussão envolve também especialistas, professores e entidades civis.

Janine assumiu a pasta no início de abril. Ontem (9), pela primeira vez, segundo Mangabeira, os dois ajustaram as agendas e conseguiram se encontrar. Mangabeira encabeça o documento Pátria Educadora: A Qualificação do Ensino Básico, que está em discussão, e pretende colocar em prática o lema do governo Dilma: "Brasil, pátria educadora".

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário