one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Menina escrevendo

Imagem:

Compartilhar:

Entenda as exigências da redação do Enem

Criado em 31/10/14 17h31 e atualizado em 31/10/14 22h41
Por Portal EBC

Menina escrevendo
(erink_photography/ Creative Commons)

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro e, na prova de redação, serão utilizados os mesmos critérios aplicados em 2013. Segundo o ministro da Educação, Henrique Paim, as redações passarão por, pelo menos, dois corretores.

Entenda como é a calculada a nota do Enem

Os textos do Enem são corrigidos com base em cinco competências, que vão desde o uso da norma culta da língua portuguesa até a capacidade de organizar as ideias. Cada uma dessas habilidades recebe uma pontuação que vai de zero a 200, totalizando os 1000 pontos, que são a nota máxima que um estudante pode alcançar.

Dois especialistas corrigem a prova em momentos diferentes e dão as suas notas. Caso haja uma diferença de 100 pontos ou mais entre notas totais, ou de 80 pontos ou mais em qualquer uma das competências, a redação passará por uma mais uma correção. Depois que passar pelo terceiro avaliador, o critério de aproximação das notas se repete. A pontuação final será a média aritmética entre as duas notas totais mais parecidas. Os corretores que avaliarão as redações não terão acesso à nota atribuída pelo outro.

Enem: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Estude para a prova pelo aplicativo Questões Enem

O que pode cair no Enem? Professores comentam atualidades

Desde o ano passado, o Ministério da Educação (MEC) definiu que se o candidato inserir trechos indevidos na redação, assim como brincadeiras, ele será eliminado. Além disso, a redação será zerada por fuga total ao tema, em caso de uso de palavrões, xingamentos ou desenhos, além de conteúdo que desrespeite os direitos humanos.

A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos. O Enem é também pré-requisito para firmar contratos com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para a obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário